A Porsche está definitivamente pronta para a eletrificação, mas não total. Então fique tranquilo porque até o final dessa década o 911 não se tornará um carro elétrico. Mas, dois modelos icônicos da marca alemã sim: Macan e 718. Isso tudo porque a Porsche almeja que 80% dos seus carros vendidos em 2030 sejam totalmente elétricos.
Em 2021, a Porsche vendeu 301.915 carros, quebrando a barreira das 300 mil unidades pela primeira vez em sua história. No ano anterior, que já havia sido um recorde, foram 272.162 unidades. Os Porsche mais vendidos foram os SUVs Macan e Cayenne, com 88.362 e 83.071 unidades respectivamente. Já as vendas do Taycan dobraram: 41.296 unidades..
Isso foi suficiente para ultrapassar o icônico 911, embora ele também tenha estabelecido um novo recorde com 38.464 unidades vendidas. Essa ascensão do Taycan fez com que a marca batesse o martelo em relação ao futuro do 718 (Boxster e Cayman). “Em meados desta década, queremos oferecer nosso carro esportivo 718 de motor central exclusivamente num formato totalmente elétrico”, afirma Olivier Blume, presidente do conselho da Porsche.
O 718 se juntará ao Taycan e à próxima geração do Macan no mundo dos Porsche elétricos. Todos eles serão construídos sobre a plataforma modular PPE usada pela Audi e pela fabricante do 911. O Macan elétrico já está em testes e conviverá alguns bons anos com seu irmão a combustão recentemente reestilizado.
Já o 718 ainda não tem especificado o que ocorrerá com ele no momento da eletrificação. A Porsche não deixou claro se o modelo a combustão conviverá com o elétrico ou não. A única suspeita do que pode vir a ser os próximos Boxster e Cayman é o conceito Mision R revelado recentemente pela marca.
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