Destaque

Porsche confirma interesse em produzir supercarro elétrico

Depois de revelar o conceito Mission X no ano passado, a Porsche confirmou que pretende ter um supercarro elétrico em breve

Porsche Mission X [divulgação]
Porsche Mission X [divulgação]

A Porsche está considerando a produção do supercarro elétrico Mission X, que foi revelado em comemoração ao 75º aniversário da marca em 2023. O CEO da Porsche, Oliver Blume, afirmou recentemente que uma decisão final será tomada ainda este ano.

O conceito do Mission X recebeu um feedback extremamente positivo após sua estreia no ano passado, o que motivou a montadora a considerar sua produção em massa. Se aprovado, o Mission X se juntará ao seleto grupo de supercarros da Porsche, composto pelo 959, Carrera GT e 918 Spyder.

Embora a Porsche tenha sido discreta quanto às especificações técnicas do Mission X, sabemos que ele possui aproximadamente 4,50 m de comprimento e 2 m de largura. Além disso, o carro apresenta uma distância entre eixos de 2,73 m e rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira. O conjunto de baterias está localizado atrás dos assentos.

Porsche Mission X [divulgação]
Porsche Mission X [divulgação]

Desempenho do Porsche Mission X

No momento do lançamento do conceito, foi divulgado que o Mission X teria uma relação peso-potência de pelo menos um cavalo por quilo. Além disso, a Porsche prometeu números de downforce ainda maiores do que os do 911 GT3 RS (992), que gera 409 kg de downforce total a 200 km/h e 860 kg a 285 km/h. O Mission X também promete ser capaz de carregar a bateria duas vezes mais rápido do que o Taycan Turbo S.

Um dos principais rivais do Porsche Mission X será o Rimac Nevera, que foi projetado para suportar uma carga de 500 kW. Enquanto isso, o Lotus Evija pode lidar com 350 kW.

Porsche Mission X [divulgação]
Porsche Mission X [divulgação]
A potência exata do Mission X ainda é um mistério, mas especula-se que ele possa ter cerca de 1.500 a 1.700 cv, tornando-o extremamente potente. Acredita-se que o carro tenha pelo menos dois motores – um para cada eixo – permitindo um layout de tração nas quatro rodas. Vale ressaltar que tanto o Rimac Nevera quanto o Lotus Evija possuem uma configuração de quatro motores.

Caso seja produzido em série, o Mission X tem potencial para se tornar o carro de produção mais rápido a circular legalmente no famoso circuito Nürburgring. O tempo a ser batido é de 6 minutos e 35,18 segundos, estabelecido pelo Mercedes-AMG One. No entanto, as primeiras entregas aos clientes provavelmente não ocorrerão antes de 2026.

Embora os detalhes sobre a produção em massa ainda sejam incertos, espera-se que ela seja limitada, seguindo a estratégia adotada nos supercarros anteriores da Porsche. O 918 Spyder teve uma produção limitada a 918 unidades, enquanto o Carrera GT contou com 1.270 exemplares. Já o lendário 959 foi ainda mais raro, com apenas 292 carros de clientes fabricados.

Acha que a Porsche está certa em lançar um supercarro elétrico? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Réplica de Lamborghini Countach custa mais do que um Kwid

>> Exclusivo: Fiat Titano vai ter motor 2.2 diesel e versão de trabalho

>> Porsche cria celular potente para brigar com iPhone