Na história da Porsche, dois modelos foram responsáveis por uma grande ruptura das tradições da marca e mudaram seu futuro: Cayenne e Taycan. O SUV salvou a marca alemã e mostrou ao mundo que um utilitário poderia ser esportivo e não manchar a imagem da marca. Já o Taycan trouxe a eletrificação à Porsche. Agora, esses mundos vão colidir.
A Porsche está desenvolvendo um novo SUV 100% elétrico, que não é a nova geração do Macan. A princípio, apenas o SUV de entrada da marca se eletrificaria, mantendo o Cayenne movido a combustão e híbrido. Contudo, a marca alemã vai além e construirá um SUV maior que o Cayenne e movido somente a eletricidade. Ele pode ter até sete lugares.
Oliver Blume, CEO da Porsche, descreveu o modelo como “uma interpretação muito esportiva de um SUV”. Essas palavras podem colocar por terra os rumores de que o modelo teria sete lugares, mas não é de se espantar que a Porsche consiga tornar algo que carrega quase tanta gente quanto um micro-ônibus em esportivo.
Para isso, segundo a revista Autocar, o novo irmão maior do Porsche Cayenne será construído sobre a nova plataforma modular SSP (Scalable Systems Platform) do grupo Volkswagen esperada para 2025. Ela terá uma variante chamada de Sport desenvolvida para modelos da Lamborghini, Bentley e Audi, sendo mais refinada e pronta para motores mais fortes.
Inclusive, os motores do SUV grande elétrico da Porsche devem ser derivados do conceito Mission R, que antecipa a próxima geração do 718. No modelo de competição conceitual ele contava com 1.088 cv, mas o SUV deve ficar na faixa dos 1.000 cv. Por ser maior e bem mais pesado que o Cayenne, a potência de sobra será necessária para cumprir com as palavras de Blume.
>>BYD Han é o maior tapa na cara de um carro no Brasil | Avaliação
>>Volvo prepara elétrico contra Tesla Model S, BYD Han e Porsche Taycan