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Porsche Cayenne muda pela última vez antes de virar elétrico

Na próxima geração, Porsche Cayenne vai ser transformado em elétrico, mas mudanças trazem um ar de Taycan como spoiler do futuro

Porsche Cayenne 2024 [divulgação]
Porsche Cayenne 2024 [divulgação]

Responsável por salvar a Porsche da falência, o Cayenne é um dos carros mais importantes da história da marca ao lado do 911, por mais que seja um SUV. Em sua última geração antes de virar um modelo 100% elétrico, o Porsche Cayenne recebeu mudanças visuais extensas e agora há mais versões com motor V8.

A Porsche trocou o motor 3.0 V6 do Cayenne S por um V8 4.0 biturbo de 480 cv e 61,1 kgfm de torque. Esse motor V6 ficou para a versão de entrada sem nome, que entrega 358 cv e 50,9 kgfm. Mas também é usado pelo Cayenne E-Hybrid, que ganhou um motor elétrico mais potente (178 cv contra 138 cv) e agora despeja 477 cv nas rodas.

A versão híbrida teve também a autonomia elétrica estendida, chegando agora a ótimos 90 km. Isso só foi possível com as novas baterias de 25,9 kWh (antes eram 17,9 kWh). A Porsche também mexeu no insano Cayenne GT, que traz o mesmo 4.0 V8 biturbo das outras versões, mas com mais que os atuais 659 cv (não foi especificada a potência exata). 

Unificação traseira

A mudança visual que o Cayenne passou é relativamente extensa. Os faróis são novos, com desenho mais quadrado e próximo do conceito Mission R. Os para-choques mudaram em todas as versões, trazendo elementos mais retilíneos para diminuir o típico sorriso da Porsche em seu SUV mais icônico.

Na traseira, pela primeira vez na história, o Cayenne traz placa no para-choque. Até então, ele era o único Porsche a contar com a identificação na tampa do porta-malas. Essa mudança fez com que houvesse uma unificação visual entre a versão regular e o Cayenne Coupé, que sempre teve a placa na posição mais baixa.

 [divulgação]
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Uma nova lanterna traseira mais grossa fez o Cayenne ficar mais parecido com o irmão menor Macan. Por dentro, a inspiração vem do Taycan. O Cayenne ganhou uma nova manopla de câmbio minúscula ao lado do volante como no modelo elétrico. Além disso, trocou a chave de partida por um botão, mas ainda do lado esquerdo.

Para o passageiro, há uma central multimídia extra, que permite, até mesmo, assistir Netflix. O console central é todo novo e, como não conta mais com manopla de câmbio, traz novo layout de botões e mais porta-objetos. O painel de instrumentos passa a ser 100% digital, sem mais o charmoso conta-giros analógico e sem cobertura para a tela. 

Porsche Cayenne 2024
Porsche Cayenne 2024

Novidades eletrônicas

Agora, todo Porsche Cayenne, independentemente da versão, traz a suspensão adaptativa PASM como item de série. Esse conjunto traz amortecedores com válvula dupla para melhor resposta em todo terreno. A suspensão a ar, contudo, segue como opcional para algumas variantes específicas.

O SUV também tem faróis full-LED Matrix adaptativos como item de série para todos, além de mais itens de segurança ativa. Como resultado, agora só a versão de entrada desse Porsche custa menos de US$ 90 mil. Hoje no Brasil, o Cayenne custa entre R$ 629 mil e R$ 1.325.165. A reestilização certamente virá mais cara e deve chegar ainda em 2023.

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