Responsável por salvar a Porsche da falência, o Cayenne é um dos carros mais importantes da história da marca ao lado do 911, por mais que seja um SUV. Em sua última geração antes de virar um modelo 100% elétrico, o Porsche Cayenne recebeu mudanças visuais extensas e agora há mais versões com motor V8.
A Porsche trocou o motor 3.0 V6 do Cayenne S por um V8 4.0 biturbo de 480 cv e 61,1 kgfm de torque. Esse motor V6 ficou para a versão de entrada sem nome, que entrega 358 cv e 50,9 kgfm. Mas também é usado pelo Cayenne E-Hybrid, que ganhou um motor elétrico mais potente (178 cv contra 138 cv) e agora despeja 477 cv nas rodas.
A versão híbrida teve também a autonomia elétrica estendida, chegando agora a ótimos 90 km. Isso só foi possível com as novas baterias de 25,9 kWh (antes eram 17,9 kWh). A Porsche também mexeu no insano Cayenne GT, que traz o mesmo 4.0 V8 biturbo das outras versões, mas com mais que os atuais 659 cv (não foi especificada a potência exata).
Unificação traseira
A mudança visual que o Cayenne passou é relativamente extensa. Os faróis são novos, com desenho mais quadrado e próximo do conceito Mission R. Os para-choques mudaram em todas as versões, trazendo elementos mais retilíneos para diminuir o típico sorriso da Porsche em seu SUV mais icônico.
Na traseira, pela primeira vez na história, o Cayenne traz placa no para-choque. Até então, ele era o único Porsche a contar com a identificação na tampa do porta-malas. Essa mudança fez com que houvesse uma unificação visual entre a versão regular e o Cayenne Coupé, que sempre teve a placa na posição mais baixa.
Uma nova lanterna traseira mais grossa fez o Cayenne ficar mais parecido com o irmão menor Macan. Por dentro, a inspiração vem do Taycan. O Cayenne ganhou uma nova manopla de câmbio minúscula ao lado do volante como no modelo elétrico. Além disso, trocou a chave de partida por um botão, mas ainda do lado esquerdo.
Para o passageiro, há uma central multimídia extra, que permite, até mesmo, assistir Netflix. O console central é todo novo e, como não conta mais com manopla de câmbio, traz novo layout de botões e mais porta-objetos. O painel de instrumentos passa a ser 100% digital, sem mais o charmoso conta-giros analógico e sem cobertura para a tela.
Novidades eletrônicas
Agora, todo Porsche Cayenne, independentemente da versão, traz a suspensão adaptativa PASM como item de série. Esse conjunto traz amortecedores com válvula dupla para melhor resposta em todo terreno. A suspensão a ar, contudo, segue como opcional para algumas variantes específicas.
O SUV também tem faróis full-LED Matrix adaptativos como item de série para todos, além de mais itens de segurança ativa. Como resultado, agora só a versão de entrada desse Porsche custa menos de US$ 90 mil. Hoje no Brasil, o Cayenne custa entre R$ 629 mil e R$ 1.325.165. A reestilização certamente virá mais cara e deve chegar ainda em 2023.
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