Como poucas marcas, a Porsche honra seu legado e história. Prova disso é que a marca constantemente cria versões especiais homenageando modelos importantes do seu legado. E o novo Porsche 911 Sport Classic é um belo exemplo disso. Belo porque é o 911 manual mais potente da história.
Serão produzidas somente 1.250 unidades do 911 Sport Classic para todo o mundo, mas a Porsche reservou alguns para o Brasil. Não foi divulgado o número ainda, mas a pré-venda será iniciada até o fim do primeiro semestre desse ano. Preço e prazo de entrega serão comunicados pela marca alemã futuramente.
Manual potente e divertido
Antes de falar do visual que faz o 911 Sport Classic único, é preciso falar sobre sua motorização. Ele será o primeiro Porsche 911 dessa geração a ser vendido no Brasil oficialmente com câmbio manual, sem necessidade de encomenda. É uma transmissão de sete marchas, algo bastante único no mundo hoje.
O motor é o mesmo do 911 Turbo, mas cm 30 cv a menos, totalizando 550 cv. Trata-se do 3.7 com 6 cilindros boxer biturbo a gasolina. Os turbos tem geometria variável, sistema de escape ativo esportivo e menos isolamento acústico para privilegiar o som do motor. Eixo traseiro esterçante é item de série, assim como o punta-tacco automático.
Refinamento a mais
Ele foi projetado pela divisão Exlusive Manufaktur da Porsche, que já criou outros modelos exclusivos na linha da marca alemã. E todas as unidades serão identificadas por uma plaqueta cravada perto do porta-luvas. O visual é inspirado no 911 feito entre 1964 e 1973, mas com alguns elementos modernos.
A carroceria alargada, antes exclusiva do 911 Turbo, está presente no Sport Classic. Mas sem as entradas de ar extras no para-lama traseiro. Já o aerofólio traseiro estilo Ducktail é a tradução moderna do 911 RS 2.7 1972. Capô e teto são feitos em fibra de carbono para baixar o peso total do Porsche. Além, disso, há rodas clássicas Ruchs de 20” na frente e 21” atrás;
O toque de maior elegância está na traseira com o nome 911 e Porsche em ouro de verdade. O logotipo da marca no capô é o mesmo de 1963, não o atualmente usado pela empresa. Há também capa exclusiva para guardar o futuro clássico na garagem e um porta-documentos em couro.
A carroceria pode ser pintada na cor Sport Grey Metallic, preto sólido, cinza ágata metalizado, azul genciana metalizado ou no programa de coloração personalizada da Porsche Paint to Sample 3. Todas as cores passam por um processo de lixamento intermediário para melhorar a qualidade e acabamento da tinta.
Todo 911 Sport Classic ainda tem faixas brancas atravessando toda carroceria e uma bola branca na lateral na qual o proprietário pode escolher qualquer número entre 00 e 99. Há também opção de deixar a área sem nenhum decalque. Por dentro, acabamento em conhaque misturado com tecido xadrez e madeira Paldao.
>>Lotus Eletre é a dor de cabeça elétrica do Porsche Cayenne
>>Porsche bate recorde em 2021 e promete: 80% dos carros serão elétricos
>>Porsche Macan tem nova versão com motor do VW Tiguan mais potente