Além de ser a líder de vendas da categoria de picapes compactas, a Fiat Strada é também o carro zero quilômetro mais vendido de todo o mercado brasileiro. Mas qual o motivo de tamanho sucesso? Como ela consegue vender mais que carros considerados populares?
Quando pensamos em picape compacta no Brasil, encontramos somente duas opções no mercado atual, a Volkswagen Saveiro e a Fiat Strada. Modelos como Renault Oroch e Chevrolet Montana são posicionados em um segmento mais alto, portanto não são concorrentes. Com certeza isso já explica muita coisa.
Liderança nas vendas
Você goste ou não da Fiat Strada, não dá para negar que ela é um tremendo sucesso no quesito vendas. Por alguns anos ela se consolida como o carro 0 km mais vendido do país. Isso significa que ela vende mais até mesmo que o Chevrolet Onix ou o Hyundai HB20, que há tempos atrás já foram os carros mais vendidos do Brasil.
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a picape compacta da Fiat já obteve 98.511 unidades emplacadas em 2023. Isso envolve o período de janeiro a outubro, pois novembro ainda não terminou.
Para efeito de comparação, vale lembrar que o segundo colocado do ranking de vendas no acumulado de 2023 é o Volkswagen Polo, com 83.050 emplacamentos. Ou seja, são expressivas 15.461 unidades vendidas a menos que a Fiat Strada.
Qual o motivo do sucesso?
Na verdade não é difícil entender o porquê a Fiat Strada vende tão bem. Podemos analisar primeiro o potencial comprador de um veículo desse segmento. Como uma picape compacta geralmente é voltada para o uso no trabalho, grande parte de suas unidades é negociada através da venda direta.
Isso quer dizer que o consumidor adquire o veículo diretamente da montadora, com faturamento na fábrica e incluindo um valor de compra mais baixo. Essa modalidade geralmente está disponível para taxistas, empresários, pessoas com deficiência e etc.
Certamente as locadoras de veículos são responsáveis por grande parte dessa parcela de vendas diretas, pois costumam comprar em alta quantidade e frequência. Levemos em conta também que muitas empresas precisam de carros voltados ao trabalho, e nesse ponto as picapes compactas costumam se dar muito bem.
No caso da Strada, por exemplo, a Fenabrave divulga um total de 98.511 emplacamentos em 2023 até o momento. Dessa quantia, 72.255 unidades foram negociadas através da modalidade de venda direta. Isso representa praticamente 73,3% de todas as vendas da camionete neste ano.
Disputa com a rival
Já entendemos que o maior público desse segmento está justamente nas vendas diretas. Porém, por que não optar por uma Volkswagen Saveiro ao invés de uma Fiat Strada? Esse também é outro ponto simples de compreender, pois há muitas diferenças importantes entre as duas picapes pequenas.
Tendo em vista que infelizmente temos apenas elas duas nesse segmento aqui no Brasil, a concorrência é baixa. E a grande questão é que atualmente a Strada entrega tudo que os consumidores da Saveiro sempre desejaram ter um dia, mas que infelizmente não foram atendidos pela Volkswagen.
Ambas possuem opção de cabine dupla, mas somente a Fiat tem quatro portas. Quem procura uma transmissão automática ficará desemparado na Saveiro, mas a Strada tem essa opção de mais comodidade em 3 versões diferentes, inclusive com duas alternativas de motorização.
Outra vantagem da Fiat Strada: donos de Saveiro esperam a muito tempo o tão sonhado motor TSI (turbo flex) na picape, mas por conta do projeto antigo demais, a Volkswagen Saveiro não consegue receber o motor turbo com facilidade e baixo custo.
Porém, a Fiat foi esperta e lançou recentemente o motor turbo flex na Strada, estando disponível em duas configurações de acabamento. Certamente o motor turbo não se faz muito necessário ou adequado para o uso comercial no trabalho pesado.
Todavia, quem utiliza mais a caminhonete para lazer (ainda que ela seja compacta até demais), tem esse conforto de um ótimo conjunto mecânico, que engloba também um câmbio CVT de 7 marchas simuladas. O propulsor rende até 130 cv (E) e 125 cv (G), enquanto o torque é sempre de 20,4 kgfm (E/G).
Simples, mas é mais moderna
É verdade que apesar de um alto valor agregado, tanto a Saveiro quanto a Strada são carros de construção bem simples. O acabamento, por exemplo, é digno de um carro de entrada, enquanto a lista de equipamentos não é tão agradável como deveria (levando em conta o valor cobrado).
Contudo, a Strada ganha mais um ponto novamente. Em comparação com sua única concorrente, ela ganha ao ofertar itens como faróis em LED, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, modo Sport, faróis de neblina em LED, 4 airbags, central multimídia com conexão sem fio para o Android Auto e o Apple CarPlay e etc.
Também existe uma outra questão. A Fiat Strada há muitos anos é reconhecida por uma boa durabilidade e robustez em uma utilização um pouco mais severa. Como dissemos anteriormente, uma boa parcela dos consumidores utiliza um carro dessa categoria para o trabalho, então esse fator se torna praticamente indispensável.
Conclusão
Podemos concluir que a Fiat Strada pode não ser a melhor opção para quem usa o carro mais no lazer, por conta de seu acabamento ruim e o espaço interno muito limitado. Esse tipo de demanda costuma ser melhor suprida por uma picape intermediária, como uma Chevrolet Montana ou a própria Fiat Toro.
Entretanto, elas não são ideais para o uso no trabalho, e a Strada, sim. Some isso com todas as exclusividades e qualidades únicas no segmento que nós já citamos, e assim você terá um produto praticamente imbatível dentro dessa proposta comercial. De quebra ainda tem mais comodidades que a Saveiro para quem também usa a picape para lazer de vez em quando.
A verdade é que a Fiat conta com uma ótima leitura do mercado brasileiro, geralmente entendendo muito bem o que o consumidor de nosso país busca ao comprar determinado carro. Sempre inovando e se atualizando, com a Strada não foi diferente, e é por isso que ela tem todo esse sucesso por aqui.
Você acha que a Fiat Strada tem um sucesso merecido? Conte nos comentários.
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