Mesma plataforma, diversas peças em comum, mas resultados totalmente diferentes. Polo, Nivus e Virtus foram testados pelo Latin NCAP em 2022 já com os novos protocolos e a nota do trio é completamente diferente. Mas o que aconteceu para resultados tão divergentes em modelos tão parecidos? E por que o Polo tinha cinco estrelas antes e agora não mais?
Comecemos pelo caso do Volkswagen Polo. No teste anterior do Latin NCAP, o protocolo de segurança era menos rígido e não exigia a presença de frenagem autônoma de emergência e de mais airbags como itens de série para obter as 5 estrelas no teste. Hoje esses itens são exigidos como de série, algo que Nivus e Virtus (o testado) têm.
O Latin NCAP considera que os itens obrigatórios para as 5 estrelas precisam existir em todas as versões para a pontuação ser máxima. Isso faz com que, por exemplo, se o Polo Track fosse a única versão do hatch compacto a não ter frenagem autônoma de emergência, por exemplo, o Polo não conseguiria 5 estrelas por causa dessa versão somente.
Mas o curioso é que, dentre os três irmãos, foi o Polo que teve melhores resultados na proteção dos passageiros dianteiros. Todas as áreas para o motorista e passageiro, salvo a perna esquerda do motorista, receberam nota boa de proteção. A perna esquerda foi marginal, assim como o tórax em impactos laterais, o restante recebeu nota boa.
Primeiro da família com 5 estrelas no Latin NCAP
O Nivus, mesmo usando praticamente o mesmo interior do Polo, teve proteção adequada nas duas pernas do motorista e no tórax. Em teste lateral, ele repetiu a proteção adequada no tórax. Só que o Nivus tem seis airbags de série, enquanto o Polo possui apenas quatro.
Isso explica o motivo pelo qual o Polo teve 73% de proteção para passageiros dianteiros, enquanto o Nivus marcou 92%. Para crianças, o SUV obteve 92%, enquanto o hatch marcou 71%. A nota de atropelamento foi parecida, com 51% de proteção no Polo e 53% no Nivus. Só que o que baixou a nota do hatch foi a segurança ativa: 58% contra 85% do irmão.
“Embora o desempenho de três estrelas do Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Não é o Virtus brasileiro
O caso do Virtus é à parte. Isso porque o modelo testado é produzido na Índia e importado para o México. Já é o Virtus reestilizado, mas que não necessariamente seguirá o que será feito no Brasil. O Virtus indiano/mexicano tem seis airbags de série em todas as versões, assim como frenagem autônoma de emergência.
Esses itens fizeram com que ele tenha obtido 92% de nota de segurança para passageiros adultos, 92% para crianças e 85% de nota de sistemas de segurança. A nota de atropelamento repetiu a do Nivus com 53%. Só que a Volkswagen do Brasil pode adotar estratégias de equipamentos diferentes para o Virtus nacional.
Caso o sedã compacto não tenha frenagem autônoma de emergência em todas as versões e não tenha seis airbags, ele não terá as mesmas 5 estrelas do modelo indiano. Curiosamente, entre os três, ele foi o que teve piores resultados nas proteções internas, com pernas, pés e tórax do motorista com proteção adequada, assim como a perna esquerda do passageiro.
De todos os modelos desse grupo, ele foi o único a ter alguma nota marginal em sua proteção de impacto, especificamente para tórax em impacto lateral de poste. Vale lembrar também que o Virtus indiano usa a plataforma MQB-A0 IN, que é uma versão simplificada da MQB-A0 usada no Brasil.
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