![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia] Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_3_edited-990x556.jpg)
Enquanto a internet ainda perde tempo em criticar a Volkswagen e fazer piadinhas de mau gosto por conta de uma propaganda, o Polo 2023 já se prepara para o lançamento. Prova disso é que números de consumo e versões já foram vazados pela nova tabela do INMETRO, a qual mostra carros já homologados para venda no Brasil.
A promessa da Volkswagen era que o Polo 2023 se tornasse um dos carros mais econômicos do Brasil – e ele conseguiu. O Volkswagen Polo 2023 terá uma versão de entrada somente com o nome TSI. Nela, o modelo usa motor 1.0 TSI três cilindros turbo com 105 cv e 16,8 kgfm de torque: acerto anteriormente usado pelo up! TSI.
Oficialmente esse novo Polo TSI fará com etanol 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. Nesse caso, ele é mais econômico que o Chevrolet Onix aspirado na cidade (9,5 km/l), mas gasta mais na estrada (12 km/l). Já com gasolina, o Polo TSI entrega 13,8 km/l na cidade, mesmo consumo do Onix, enquanto na estrada são 16,5 km/l, 0,1 km/l a menos que o Onix.
Assim, o Virtus TSI terá variante manual fazendo 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina o resultado é 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada. Já com câmbio automático, ele gasta mais: 11 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, os números vão a 12,4 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada.
![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_9_edited-750x450.jpg)
Versões que mudam e que não mudam
A tabela também revelou as demais versões de Polo e Virtus 2023. Ao contrário do que se pensava, dessa vez a Volkswagen do Brasil não vai adotar a nomenclatura global de versões que recentemente foi alterada. Assim, a dupla permanece com as versões Comfortline, Highline e GTS.
O novo Polo terá as variantes TSI manual, Comfortline, Highline e GTS. Já o Virtus será servido pelas TSI manual, TSI automática, Comfortline, Highline e GTS. As versões Comfortline e Highline usam motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque sempre associado à transmissão automática de seis marchas. Já os GTS trazem motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
![VW Polo GTS 2023 é flagrado [Renato Maia/Falando de Carro]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/flagra-vw-polo-gts-2023_edited_3-750x450.jpg)
Polo 2023 e Virtus mais econômicos
A tabela do INMETRO mostrou que o consumo dos modelos com motor 1.0 TSI mais potente melhorou. O Polo agora faz com etanol 8,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, enquanto antes fazia a mesma prova gastando 7,9 km/l e 9,5 km/l, respectivamente. Com gasolina antes o hatch entregava 11,4 lm/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, passando a 12,2 km/l e 15,1 km/l respectivamente.
O Virtus, por outro lado, fazia 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol, passando agora a 8,3 km/l e 10,5 km/l nas mesmas condições. Com gasolina a melhora foi de 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada para, respectivamente, 12 km/l e 14,9 km/l.
O Virtus GTS tem a mesma marca de consumo que o Polo GTS com etanol, contudo, com gasolina faz 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. O modelo antigo marcava 11 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Os números com etanol eram iguais aos do antigo Polo GTS também.
>>Volkswagen Polo GTS 2023 deve ter mais itens de segurança que o Nivus
>>Fiat Pulse / VW Nivus da Renault finalmente aparece em testes
>>Flagra: VW Polo 2023 não terá versão híbrida, mas apelará ao up! TSI