![Caminhonetes Stellantis [divulgação] Caminhonetes Stellantis [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Caminhonetes-Stellantis-990x556.jpg)
Se antecipando a uma moda que está emergindo, a Stellantis tem planos fortíssimos para o segmento de caminhonetes e picapes no Brasil. O grupo ítalo-francês terá como grandes protagonistas a Fiat e RAM, mas também terá o auxílio da Jeep nesta estratégia de dominação do segmento de modelos com caçamba.
Assim como a Chevrolet diz que 2023 será o ano das picapes para ela, a Stellantis também terá neste ano que começou uma fortíssima estratégia envolvendo as caminhonetes. Tudo começa com a Fiat. Hoje a marca italiana tem a caminhonete mais vendida do Brasil e também o carro mais comercializado do país, a Strada.
Apesar de sua fortíssima dominação, ela não vai dormir no ponto, especialmente por conta da chegada da nova Chevrolet Montana e da Volkswagen Saveiro reestilizada. Antecipando-se às rivais, a Strada 2024 vai ganhar nova central multimídia, mudanças de acabamento, visual renovado e motor 1.0 turbo do Pulse. A estreia será no 2º semestre.

Território monobloco
Se com a Strada a Fiat tem o posto de fabricante da caminhonete mais vendida do Brasil, a segunda colocada fica também com a marca italiana. A Toro foi uma verdadeira revolução no mercado em escala global. Por causa dela, existem hoje Renault Oroch (que foi lançada antes, mas porque o projeto vazou para a Renault), Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Chevrolet Montana.
Para compor os planos da Stellantis de dominação do segmento de caminhonetes, a Toro já se renovou, ganhou novos motores e agora perdeu uma das versões diesel. Contudo, conforme o Auto+ apurou, a Stellantis tem em desenvolvimento um novo motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de mais de 200 cv que pode ser usado na Toro.
Ela será a primeira caminhonete da RAM produzida no Brasil e terá estrutura monobloco, ao invés de chassi sob carroceria como as picapes médias típicas. A ideia é apostar em acabamento refinado para se posicionar na faixa acima dos R$ 200 mil. O motor 2.2 diesel será a estrela junto de um novo 2.0 quatro cilindros turbo.
![RAM Dakota [BFMS]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/RAM-Dakota-flagra-BFMS-2-750x449.jpg)
Ataque às médias
Coordenando ataque às picapes médias com a RAM Dakota, a Fiat venderá no Brasil a Peugeot Landtrek. Ao contrário do que era praticamente certo, a Stellantis decidiu que a caminhonete média desenvolvida na China pela Peugeot e Dongfeng, e produzida no Uruguai, não será vendida no Brasil pela marca do leão.
Apesar de sua tradição em segmentos comerciais, a categoria das caminhonetes é mais chata, por assim dizer. O público é muito fiel às marcas, em especial as japonesas e à Chevrolet S10. Por isso, precisa da força do nome Fiat e a rede de concessionárias da marca italiana para ter sucesso. É um produto que ainda não dá para arriscar como Peugeot.
A dúvida sobre o modelo ainda é a motorização. Hoje ela usa um 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 181 cv e 40,8 kgfm de torque, 1.9 turbo diesel de 150 cv e 35,6 kgfm de torque e um 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm de torque. Para esse segmento no Brasil, a faixa dos 200 cv é mais do que obrigatória.
Força do carneiro
Com 5.053 unidades vendidas em 2022 e o posto de 20ª marca mais vendida do Brasil só com suas caminhonetes grandes, a RAM está apenas no começo. O reforço neste ano virá com a Dakota, mas a linha de modelos grandes vai crescer ainda mais. A RAM Classic chegou no fim do ano com preço de Hilux topo de linha e já tem abocanhado alguns clientes.
>>Fiat Toro 2023 perde uma versão diesel, encarece e ganha itens
>>Strada vende mais que a soma de Toro e Hilux em 2022
>>RAM Dakota (291) será o carro mais sofisticado da Stellantis Brasil