Atualmente, muitos casos de problemas em veículos exigem scanners modernos para fazer uma leitura da central eletrônica deles, principalmente porque o nível de tecnologia embarcada aumentou muito nos últimos anos. Porém, no começo dos anos 2000, Suzuki, Aprilia e Peugeot utilizavam um equipamento inusitado para a leitura: o famoso videogame Game Boy.
Se você tem 30 anos de idade ou mais, provavelmente se lembra do Nintendo Game Boy. Para quem não o conhece, esse é um icônico console portátil (videogame) muito popular na década de 1990 e 2000. Sem dúvidas ele é muito simples perto dos novos consoles, mas já conseguia até mesmo ajudar montadoras, como a Peugeot, a realizar diagnósticos em seus veículos.
Como a Peugeot usava o Game Boy
Montadoras como Peugeot, Aprilia e Suzuki vendiam um kit para diagnóstico de alguns veículos no início dos anos 2000, especialmente scooters (motos pequenas). Esse kit trazia um Game Boy Color ou um Game Boy Advance, dependendo da época em que era comprado.
A grande diferença estava em um cartucho fornecido pelas montadoras. Ele era inserido no console portátil e conectado no veículo, mais precisamente em sua central de controle, através de um cabo. No caso da Peugeot, por exemplo, esse kit era chamado de “Peugeot Diag200”.
Considerando que equipamentos mais tecnológicos na época ainda eram bastante caros e inacessíveis, utilizar um Game Boy convencional para diagnóstico das scooters era uma excelente ideia. Até porque a Nintendo vendeu muitas unidades do console, ou seja, sempre foi um equipamento muito fácil de encontrar por aí.
Os diagnósticos
Com esse cartucho específico conectado ao Game Boy e à central eletrônica do veículo, diversas informações importantes de software podiam ser consultadas na tela do videogame. No sistema desenvolvido pela Orbital era possível, por exemplo, exibir dados de aceleração e temperatura, excluir códigos de erro e até mesmo realizar a atualização da ECU.
Você jogava no Nintendo Game Boy? Conte nos comentários.
>> Peugeot e Citroën dão descontos de até R$ 35.000 no mês da Black Friday
>> Peugeot derruba o preço do e-2008 em R$ 40 mil
>> Peugeot vai parar de fabricar carros de passeio no Brasil