O novo Peugeot e-2008 mal foi lançado no Brasil e a Stellantis já promete mais. Hoje a marca do grupo com maior quantidade de carros elétricos no nosso país, a Peugeot terá mais dois lançamentos ao longo de 2023 e promete que, a partir de 2024, todos os seus modelos a combustão terão um equivalente elétrico.
Hoje a linha ecologicamente correta da Peugeot é composta por e-208, e-2008 e e-Expert. Para 2023 as apostas são na linha comercial. Hoje na Europa, a marca francesa só tem mais quatro modelos elétricos que poderiam ser vendidos no Brasil: e-Partner, e-Boxer, e-308 e e-308 SW. No forno, a marca prepara a próxima geração de 3008 e 5008 com versão elétrica, além do 408.
Contudo, esses modelos não estarão prontos a tempo de chegar em 2023. Com isso, a aposta mais forte recai sobre as versões elétricas de Partner e Boxer. Especialmente porque a Peugeot tem imagem forte entre modelos comerciais e quer reforçar isso. Com bons resultados que tem obtido com sua linha a combustão e com a e-Expert elétrica, a Stellantis quer mais.
Acha mesmo que a Peugeot vai deixar a Renault sozinha no segmento de furgões compactos elétricos com o Kangoo ZE? Ou a Ford nadar de braçadas com a E-Transit e não oferecer uma rival à altura? Por isso, as chances de que os prometidos modelos elétricos da Peugeot sejam os comerciais é a mais certeira.
Vans elétricas
Só não pense que a Peugeot vai eletrificar a Fiat Fiorino. No caso da Partner, será importada da Europa a nova geração e que não tem nada em comum com o modelo produzido no Brasil. Ela conta com a mesma plataforma e motor do e-208 e do e-2008. Ou seja, um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque.
Já a Boxer é uma van grande que já é vendida no Brasil com motor diesel e importada da Europa. Ela traz motor de 122 cv e 28,5 kgfm de torque. O modelo chegará em forte desvantagem frente à Ford E-Transit, visto que a van americana entrega 269 cv e 43,8 kgfm de torque. A autonomia da e-Boxer é de 170 km ou 280 km, dependendo da versão.
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