Se o lançamento da Partner Rapid já mostrava que a Stellantis quer fazer da Peugeot uma protagonista entre as marcas no Brasil, os novos preços do 208 2023 comprovam essa direção da marca. Ainda que sejam promocionais e com tempo limitado, os novos valores do hatch compacto são mais baixos do que antes. Ou seja, o Peugeot 208 2023 está mais barato.
Primeiro é preciso entender que a Peugeot mexeu na gama de versões e adicionou algumas novidades. Todo 208 2023 tem central multimídia de 10 polegadas como item de série. A tela tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio e será usada também no Citroën C3. Além disso, a luz diurna de LED agora é também item de série para todos.
Na gama de entrada, as versões Like Essencial 1.6 de R$ 84.990 e Like 1.6 de R$ 85.990 foram substituídas pelas novas Like 1.0 de R$ 72.990 e Style 1.0 de R$ 79.990. O motor é mais fraco, mas a lista de itens de série é mais generosa, especialmente no caso do Style tem que rodas de liga-leve e faróis full-LED.
Só automático
Na versão Active, o Peugeot 208 antes custava R$ 99.990 e agora sai por R$ 94.990, uma redução de R$ 5 mil. Coincidentemente, o valor que a Stellantis pedia pelo 208 Active agora é o preço do Allure: R$ 99.990. Antes o modelo era vendido por R$ 107.890. Já o topo de linha Griffe agora custa R$ 109.990, uma redução forte frente aos R$ 112.790 de antes.
Até mesmo o e-208 GT teve uma boa redução de preços. Testado nessa semana pelo Auto+, o Peugeot elétrico agora passa a ser vendido por R$ 241.990. Antes eram pedidos R$ 265.990, o que o colocava perigosamente próximo ao Volvo XC40 P6 recentemente lançado. Agora, o e-208 tem R$ 67.960 de diferença para o XC40 e se torna o 4º carro elétrico mais barato do Brasil.
1.0, 1.6 e elétrico
Vale reforçar que as versões Like e Style do Peugeot 208 usam motor 1.0 três cilindros Firefly da Fiat. É o mesmo motor usado anteriormente somente pelo Argo e que produz 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas, também vindo da Fiat.
Os 208 com motor 1.6 voltam a ser vendidos só com câmbio automático de seis marchas – como era na época do lançamento. Aqui o motor é de origem Peugeot e Citroën com 120 cv e 15,7 kgfm. Por fim, o e-208 GT é 100% elétrico e único que importado da Europa (o restante vem da Argentina). Entrega 136 cv e 26,5 kgfm com autonomia de 340 km.
Peugeot 208 2023: preços e versões
Like 1.0 – R$ 72.990
Style 1.0 – R$ 79.990
Active 1.6 – R$ 94.990
Allure 1.6 – R$ 99.990
Griffe 1.6 – R$ 109.990
GT elétrico – R$ 241.990
>>Peugeot e-208 custa 2 vezes um 208, mas é o dobro de carro | Avaliação
>>Peugeot 208: um ano depois e 1.300 km ele ainda seduz? | Avaliação