Não custa sonhar, mas não se atenha a esperanças falsas. A Stellantis registrou no Brasil a terceira geração do hatch médio Peugeot 308. O belíssimo hatch rival de Chevrolet Cruze Sport6 e Volkswagen Golf já está à venda na Europa e tem chances praticamente nulas de ser oferecido por aqui.
Comumente as marcas registram patente do desenho industrial de praticamente todos os seus carros em diversos mercados. Quando isso acontece no INPI, como é o caso do Peugeot 308 2022, pode ser um indicativo de futuro lançamento no Brasil. Contudo, esse não é o caso.
O lado PSA da Stellantis já registrou diversos carros por aqui que nunca chegaram a ser comercializados em nosso país. Se fosse um modelo elétrico ou até um SUV, haveria algum tipo de esperança. Mas o 308 é um hatch médio e o segmento morreu no Brasil, tendo apenas Cruze Sport6 e alguns modelos de luxo. Seria um milagre se a Peugeot resolvesse importa-lo.
Pesadelo do Golf
Tido na Europa como modelo que vai tirar o sono do Volkswagen Golf, a nova geração do Peugeot 308 evoluiu em todos os sentidos. O modelo tem desenho bastante ousado e diferente, seguindo pela escola visual inaugurada pelo novo 208. Os finos faróis são acompanhados pelos prolongamentos de LED e a grade frontal larga chama atenção.
Ele foi o primeiro carro da Peugeot a ostentar o novo logotipo com desenho retrô. Na traseira, lanternas finas com três filetes de LED simulam as garras de um leão. Elas são conectadas por um plástico preto onde há o nome Peugeot. Já por dentro, elementos visuais comuns ao 3008 e 208, mas com uma dose a mais de requinte e tecnologia.
Lá fora ele conta com gama de motores composta pelo 1.2 três cilindros com 110 cv ou 130 cv. Há ainda versões híbridas plug-in que usam motor 1..6 THP quatro cilindros turbo com 150 cv (60 km de autonomia elétrica) e de 180 cv (58 km de autonomia elétrica). Os modelos híbridos usam câmbio automático de oito marchas, já os 1.2 tem opção manual de seis marchas.
>>Peugeot e-208 GT 100% elétrico estreia no Brasil por R$ 244.990
>>3008 tem itens, dirigibilidade e preço de premium | Avaliação
>>Kombi da Peugeot: van elétrica e-Expert chega ao Brasil ainda em 2021