Destaque

Exclusivo: Peugeot 208 2023 turbo reestilizado flagrado no Brasil

Com coração de Fiat Pulse e visual inspirado no 308, novo Peugeot 208 2023 pode ser o ponto de virada da marca no Brasil

Peugeot 208 2023 [Auto+ / Bryan Furtado]
Peugeot 208 [Auto+ / Bryan Furtado]

Já especulado há um bom tempo na Europa, a primeira materialização da reestilização do Peugeot 208 veio do Brasil. Flagrado em testes em Campinas, interior de São Paulo, pelo leitor Bryan Furtado, o novo hatch compacto esconde alguns de seus segredos. Entre eles, está o visual inspirado no 308 e o motor turbo flex vindo do Fiat Pulse.

A reestilização do Peugeot 208 2023 será discreta. Ele receberá novos para-choques, tanto na dianteira, quanto na traseira, além de logotipos novos da marca do leão. O flagra deixa evidente que o 208 já está com o novo para-choque por conta de uma curvatura na parte inferior que simula um extrato de ar mais discreto que o grande arranjo preto de hoje.

O logotipo novo da marca francesa tem visual retrô e estará tanto na dianteira, quanto na traseira. A frente manterá os LEDs diurnos em formato de dente de leão. Os faróis, contudo, não devem mudar, visto que são compartilhados com o SUV compacto 2008. Na traseira, as lanternas devem ganhar LEDs nas versões Allure e Griffe feitas na Argentina.

Peugeot 208 2023 [Auto+ / Bryan Furtado]
Peugeot 208 2023 [Auto+ / Bryan Furtado]

Toque de C3

Por dentro, novo logotipo da Peugeot no volante e mudanças na central multimídia. A tela arcaica remanescente da antiga geração do hatch compacto será trocada pela nova tela presente no Citroën C3. Ela é mais larga, o que acabará com a gigantesca borda hoje presente, além de ter melhor definição e mais recursos.

Não é ainda a central multimídia usada pelos modelos do lado FCA da Stellantis, mas sim um sistema da própria PSA e que estreia no Brasil na nova geração do C3. Terá Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o que faz sentido visto que o Peugeot 208 atualmente já tem carregador de celular sem fio.

Peugeot 208 2023 [Auto+ / Bryan Furtado]
Peugeot 208 2023 [Auto+ / Bryan Furtado]

Peugeot 208 turbo

O que interessa de verdade é o que está debaixo do capô. O Peugeot 208 2023 terá uma gama de motores mais próxima à dos modelos da Fiat. É possível que o 1.6 quatro cilindros aspirado continue em cena por causa do novo C3. Contudo, o 1.0 três cilindros turbo do Fiat Pulse é dado como certo.

Ele entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sendo gerenciado por uma transmissão automática do tipo CVT. Será o primeiro Peugeot da história no Brasil a ter câmbio CVT. Pode aparecer também par o modelo os motores Firefly do Argo, tanto 1.0 três cilindros aspirado, quanto o 1.3 quatro cilindros aspirado. Ambos terão câmbio manual, enquanto o 1.3 pode usar também o CVT.

Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

>>Fiat Pulse tem potencial para ser o que Palio e Uno foram | Avaliação

>>Peugeot 208: um ano depois e 1.300 km ele ainda seduz? | Avaliação

>>Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais