Desde que nasceu, o Volkswagen Virtus era o sedã do Polo, seguindo exatamente o mesmo visual do irmão hatch. Só que, ter trocado de nome já indicava certa independência do modelo, o que se confirmou com a reestilização que está pronta para estrear no Brasil como Virtus 2023.
Já à venda na Índia, onde estreou reestilizado, o novo Volkswagen Virtus deixará de compartilhar elementos com o Polo para se aproximar do Nivus. Prova disso, é que o sedã terá o mesmo farol e a mesma luz de neblina do irmão SUV cupê, conforme comprovam os registros de patentes feitos pela Volkswagen no INPI.
Nivus sedã
O Virtus 2023 indiano tem faróis de LED, tal qual o nosso terá. Contudo, o desenho interno é bem diferente, seguindo elementos mais parecidos com os do Polo. Para o Brasil, o novo sedã usará o mesmíssimo farol do Nivus com luz de LED em L na parte superior e três blocos de espelhos. Até mesmo a ponta da grade frontal que invade o farol estará lá.
No Virtus haverá a mesma integração desse filete, mas a grade é bem mais discreta que a do SUV. Até porque, no Nivus, o filete é da parte central da grade, enquanto no Virtus é a base dela. As patentes não deixam claro, mas há grande chance de que o filete superior da grade seja iluminado tal qual o Taos Highline.
Outro elemento de Nivus que estará no sedã do Polo é a luz de neblina vertical, que é menor do que a do modelo indiano. O hatch ficou sem luz auxiliar na reestilização e a Volkswagen não vai repetir o erro no três volumes. A grade inferior é bem grande e dotada de área preta generosa, mas um friso cromado ajudará a afastar a imagem de Nivus com bunda.
Caminho das índias
A traseira é idêntica à do modelo indiano. Novas lanternas de LED com lente preta darão um ar mais sofisticado ao Virtus 2023. Já o para-choque receberá área preta maior e um friso cromado que abraça os refletores. Por dentro receberá as mesmas mudanças do novo Polo, mas que não foram suficientes para o acabamento deixar de ser ruim.
Já a motorização será composta somente pelo motor 1.0 TSI três cilindros turbo recalibrado para entregar 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Será a mesma redução dos 128 cv e 20,4 kgfm de torque que anteriormente o Virtus oferecia em nome da economia de custos e de combustível.
Com a morte do Virtus MSI, haverá opção TSI manual para frotistas, enquanto a Comfortline e a Highline seguem com transmissão automática de seis marchas. Ao menos por enquanto não há planos de um Virtus Track com motor 1.0 para substituir o Voyage. Afinal, nem a Volkswagen se importou com a morte do sedã do Gol.
Haverá ainda o Virtus GTS com motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo e câmbio automático de seis marchas. Contuso, a imagem mostra saída de escape dupla em uma versão mais elegante. Rumores apontam que o sedã pode ganhar uma variante mais sofisticada para tomar o lugar que o Jetta 1.4 TSI já pertenceu.
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