Paris está declarando oficialmente uma guerra contra os SUVs. A ser promulgada no próximo ano, a nova lei estabelece taxas de estacionamento mais altas para os utilitários em uma tentativa do governo da cidade de combater a chamada “obesidade automotiva”.
O quão mais caro os parisienses pagarão por dirigir e estacionar SUVs ainda não foi revelado, contudo, isso afetará boa parte da população. Um estudo recente afirma que a venda de SUVs cresceu 60% na cidade nos últimos anos. Além disso, um em cada sete carros estacionados nas ruas de Paris é um SUV.
Em entrevista ao The Guardian, o vice-prefeito da cidade luz, David Belliard, foi o mais enfático na batalha contra os SUVs: “não existem ruas de terra ou montanhas, por isso os SUVs são completamente inúteis em Paris. Pior ainda: eles são perigosos, pesados e usam muitos recursos para serem fabricados”.
Contudo, apesar de toda a má visão do governo em relação aos utilitários. Haverá uma exceção na lei para famílias que comprovarem que precisam, de fato, de um SUV. A ideia é que seja comprovada a necessidade de espaço ou dos assentos extras, comuns nos SUVs mais refinados ou maiores.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, muitas famílias trocaram as minivans, peruas e vans por SUVs. Além disso, SUVs compactos como Peugeot 2008, Citroën C3 Aircross ou Renault Captur, vez ou outra, têm tamanho semelhante a um hatch médio. Mas, para o governo, são tão inconvenientes quanto modelos gigantescos como um Land Rover Range Rover.
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