Aos poucos, a invasão chinesa está acontecendo na Europa. Coincidentemente, BYD e GWM começam a dar seus primeiros passos no Brasil e também no Velho Continente, só que atacando de maneiras diferentes. No caso da Great Wall, por exemplo, nosso mercado começou com os modelos da Haval, enquanto na Europa o grupo ataca com os elétricos Ora.
Depois do lançamento bem sucedido do Ora Funky Cat, a marca revelou a versão europeia do Lightning Cat. Com estilo nitidamente inspirado no Porsche Panamera, o sedã totalmente elétrico poderá ser vendido no Brasil. Afinal, a GWM prometeu que a divisão Ora será oferecida no Brasil ao lado das já anunciadas Haval, Poer e Tank.
Pensado para brigar com Tesla Model 3, Hyundai Ioniq 6 e Kia EV6, o GWM Ora Lightning Cat tem 4,87 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,50 m de altura. Isso faz dele um carro verdadeiramente grande, sendo 20 cm mais longo que o Honda Civic e:HEV, 2 cm mais estreito que um Haval H6 e 5 cm mais alto que um Toyota Corolla.
Panamera ou Fusca?
Visualmente, o modelo mescla elementos retrô com modernos – algo típico da Ora. A frente traz capô baixo com para-lamas dando o tom para os faróis arredondados. Se você achou parecido com os carros da Porsche, não está sozinho. Na lateral, o perfil esguio e arredondado é uma leitura óbvia de um Panamera.
Atrás temos lanternas arredondadas no estilo dos carros da Mini. O vidro traseiro conta com um prolongamento de plástico preto para parecer maior do que de fato é – recurso que já foi usado pelo Hyundai HB20S em sua geração bagre. A placa fica no para-choque, seguindo a linha dos vidros como em modelos clássicos da Jaguar.
Por dentro, o Ora Lightning Cat traz console central bem alto com três botões para o ar-condicionado tal qual Porsche Carrera GT feito entre 2004 e 2006. O painel digital separado por três redomas é outro toque de Porsche, assim como o desenho do volante e das maçanetas.
Mais rápido que o Taycan…de entrada
Se o visual é de Porsche, a performance não fica muito longe do Taycan. O Ora Lightning Cat usa motor elétrico de 400 cv e 69,3 kgfm de torque. Com isso, chega aos 100 km/h em 4,4 segundos. É um tempo melhor que o Taycan 4S, que faz a mesma prova em 5,1 segundos e tem 476 cv. O modelo da Ora roda até 483 km com carga completa.
Preços para a Europa ainda não foram anunciados, mas seu lançamento ocorrerá em breve. Para o Brasil, a GWM ainda não anunciou que modelos da Ora trará ao nosso país, mas o Lightning Cat pode servir como topo de linha do grupo para fazer imagem e brigar com BYD Han.
>>GWM anuncia caminhonete híbrida flex feita no Brasil
>>Macan GTS é o único Porsche que você precisa | Avaliação
>>GWM revela caminhonete híbrida com 6 rodas e motor de 510 cv