Para muitos entusiastas, um esportivo de verdade precisa ter prazer ao dirigir e um câmbio manual. Algo que vai na contramão da modernidade que impõe carros elétricos e um festival de telas no interior que faz inveja ao mostruário das Casas Bahia. Mas o Pagani Utopia mostra como fazer um esportivo em 2022 com somente o que interessa.
Por dentro o modelo tem apenas uma tela, com todas as informações necessárias e comandos concentrados no painel de instrumentos. Essa tela é acompanhada de velocímetro e conta-giros analógico, como antigamente. Nada de central multimídia ou comandos complicados na tela: o painel tem mais mostradores, comandos físicos e ar-condicionado regulado por botões.
Para deixar o visual ainda mais raiz, o Pagani Utopia tem parte das engrenagens e comandos da transmissão manual expostos. Ela tem sete marchas e fica posicionada no alto, contando com manopla metálica e grelha bem desenhada. Logo atrás, o console central reserva espaço para mais botões e para o freio de estacionamento eletrônico.
Sem eletrificação
E não é somente no interior que o Pagani Utopia apela para o lado mais tradicional dos esportivos. A motorização é composta por um V12 6.0 biturbo assinado pela Mercedes-AMG. Só que ele não conta com qualquer tipo de sistema eletrificado ou híbrido: é um V12 puro que usa só gasolina para se mover.
Segundo a Pagani, o Utopia entrega 864 cv e 112,2 kgfm de torque a 2800 rpm. O motor, apesar de não ter nenhum tipo de eletrificação, atende às normas de emissões da Europa e também da Califórnia. A transmissão manual de sete marchas não é a única opção, já que há um câmbio automatizado de embreagem única também com sete marchas.
Sopa de letrinhas
Para atender ao pedido dos clientes da marca que queriam um carro leve e esportivo, a Pagani construiu o Utopia com um novo tipo de chassi. O monocoque é feito em carbono-tinânio HP63 G2 e Carbo-Triax HP62, enquanto os subframes dianteiros e traseiros são de aço cromo-milibdênio. Por fim, a carroceria usa fibra de carbono nova 38% mais rígida.
Traduzindo todos os nomes difíceis e desconhecidos, significa que esse esportivo de grande porte e motor V12 pesa 1.280 kg – exatamente o mesmo peso de um Renault Duster. A obsessão da Pagani em baixar o peso do Utopia foi tamanha que o sistema de escape foi feito de titânio e cerâmica para pesar somente 6 kg – mesmo com as saídas quadruplas.
O visual é bem menos exagerado que o do Huayra e que o do Zonda. No Utopia, as linhas são mais fluidas e com vincos menos pronunciados. Ainda assim, mantém a essência da Pagani nos detalhes como faróis duplos, traseira que afunila em direção ao sistema de escape, limpador de para-brisa único, lanternas circulares e retrovisores que parecem olhos.
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