O primeiro desafio dessa lista é escolher apenas os cinco carros mais icônicos da Jaguar. Estamos falando de uma marca de 102 anos de história que foi revolucionária do mundo automotivo. Uma das poucas marcas com carros que nos fazem suspirar e desejá-los tantas décadas depois. Não é pra qualquer um ter um carro da década de 50 leiloado por 21 milhões de dólares.
A Jaguar está enfrentando um momento complexo. A mudança radical de segmento, a nova identidade visual, um carro conceito que representa uma nova era da marca, tudo isso tem feito a Jaguar viver a fase mais polêmica da sua história. Mas convenhamos, uma marca que tem vendas baixíssimas e estava à beira do esquecimento só consegue fazer esse barulho todo porque tem um passado respeitável e mais que isso: carros memoráveis.
Ousamos escolher os cinco carros mais icônicos da Jaguar. Alguns deles você não terá como não concordar como o XK 120 ou o E-Type. Mas já a escolha do I-Pace na lista, pode gerar alguma polêmica. Mas assim como vamos explicar e defender nossa escolha nada impede você de discordar e sugerir outro. Quem sabe essa lista tenha uma parte 2 só com as escolhas dos nossos leitores. Por que não?
Os 5 carros mais icônicos da Jaguar
1. Jaguar XK 120 – Carros mais rápido da época
Não seria possível começar essa lista por outro carro da Jaguar que não fosse o XK120 lançado em 1948. O modelo chamava atenção pelas suas linhas atraentes e elegantes. Mas principalmente por ser o carro de produção mais rápido da época, com 162 cv chegava a 193 km/h. O ator Clark Gable comprou a primeira unidade do modelo.
O XK 120 foi o primeiro carro a usar um motor desenvolvido pela própria Jaguar. O modelo era equipado propulsor 3.4 seis-cilindros em linha alimentado por dois carburadores SU, com cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas e câmaras de combustão hemisféricas.
2. Jaguar D-Type – Campeão das 24 Horas de le Mans
O D-Type foi um dos principais responsáveis pela fama de prestígio da Jaguar, pois continuou o sucesso do C-Type nas competições. O D-Type ficou em linha por apenas três anos, de 1954 a 1957. Mas foi o suficiente para vencer as 24 Horas de Le Mans por três vezes consecutivas.
Ele foi criado pelo engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer, que usou vários princípios aerodinâmicos para oferecer um carro com uma performance superior. Nas unidades destinadas as corridas ele tinha uma barbatana vertical atrás do cockpit que melhorava a estabilidade em altas velocidades. A carroceria era feita em alumínio para reduzir o peso e utilizava uma estrutura monocoque mais leve e rígida para aprimorar a performance.
Além disso, ele podia entregar entre 250 e 300 cv dependendo da configuração e podia chegar a incríveis 280 km/h. No entanto, tudo que acelera muito, precisar frear bem, por isso a Jaguar escolheu freios a disco da Dunlop. Foram fabricadas 75 unidades do D-Type e ele está na lista de carros mais valiosos do mundo, com uma unidade leiloada por 21 milhões de dólares.
3. Jaguar E-Type – Um dos carros mais belos de todos os tempos
O Jaguar E-Type é uma referência de design. Símbolo dos anos 60, a sua carroceira cheia de curvas e linha estética autêntica faz com que ele seja considerado um dos carros mais belos da história. Ou nas palavras de Enzo Ferrar: “o carro mais bonito já produzido”. Ele também foi desenhado por Sayer para substituir o XK 120.
E ele não era admirado só pela sua beleza, mas também pela sua potência. O modelo da Jaguar entregava 268 cv, ia de 0 a 96 km/h em 6,4 segundos e podia chegar a 241 km/h. Números impressionantes para época e elogiáveis até hoje. Além disso, ele tinha preço bem competitivo. Era mais barato que um Aston Martin, um Maserati ou uma Ferrari da época. Seu valor só se equiparava ao Porsche 911, que na época era menos potente.
4. Jaguar Mark 2 – Sucesso absoluto
O sedan de luxo Mark 2 é sem dúvidas um dos carros mais icônicos da Jaguar. Sem um rival direto, ele foi um sucesso absoluto. Além de não ter rival direto, ele conseguiu agradar até gregos e troianos. Afinal, ele fez sucesso com dois públicos na época: com os executivos pela sua elegância e desempenho e com os bandidos por ser um ótimo carro de fuga.
Além de ser equipado com um motor 3.8 que ia de 0 a 96 km/h em 8,5 segundos e atingia 201 km/h, o Mark 2 tinha 4 lugares e um porta-malas espaçoso, o que o tornou uma ótima ferramenta para os bandidos, até que a polícia britânica também comprou sua frota de Mark 2. Foi lançado em 1959 e saiu de linha em 1969 sem um sucessor. A Jaguar só teve um sedan novamente quase três décadas depois, quando o S-Type ganhou vida em 1998.
5. Jaguar I-Pace – Primeiro carro elétrico da Jaguar
Talvez muitos fãs da marca ou entusiastas do mundo automotivo torçam o nariz por acreditarem que outros modelos mais interessantes poderiam ocupar um lugar na lista de carros mais icônicos da Jaguar. Mas o I-Pace merece estar aqui por marcar uma das maiores transformações da Jaguar. Afinal, estamos falando do primeiro carro elétrico de uma marca que construiu sua reputação com motores V6 e V8.
O I-Pace não é apenas o primeiro carro elétrico da Jaguar. Mas o precursor da transformação da Jaguar de uma marca de carros à combustão, para uma marca de apenas carros elétricos. Além disso, ele segue o legado da Jaguar com carros de alto desempenho. Equipado com dois motores elétricos, ele entrega 400 cv e 70,9 kgfm de torque. O que o permite ir de 0 a 100 km/h 4,8 segundos.
Além de beleza e desempenho, o I-Pace oferece uma série de tecnologias como suspensão adaptativa e vários assistentes de condução. Ele inclusive foi o primeiro carro elétrico a ganhar o prêmio Carro do Ano na Europa e também venceu as categorias Design e Carro Verde do World Car of the Year. Ambas as premiações em 2019, menos de um ano depois do seu lançamento.
Qual seu modelo preferido da lista de carros icônicos da Jaguar? Ou prefere outro que não está na lista? Conte para nós nos comentários.