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Os 5 carros 100% elétricos mais baratos à venda no Brasil

De Renault à GWM, confira os cinco carros elétricos que vão te libertar dos postos de combustíveis

BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação]
BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação]

O que anos atrás parecia um sonho distante, atualmente já é possível entrar em uma nova era com até R$ 150.000 no bolso. Apesar de o carro elétrico requerer uma infraestrutura de abastecimento e também um planejamento de rota, ele é uma alternativa para quem deseja se livrar dos postos de combustíveis em prol de uma condução sustentável.

Obviamente, a condução rápida proporcionada pelo torque instantâneo não é encontrada em nenhum veículo a combustão interna. Embora muitos consumidores ainda sejam céticos em relação aos veículos movidos a eletricidade, damos uma dica: ande para mudar de pensamento. Por isso, elencamos cinco carros elétricos que custam até R$ 150.000 e, futuramente, podem ir parar na sua garagem.

Renault Kwid E-Tech – R$ 99.990

Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
A Renault reduziu o preço do Kwid E-Tech para ser o primeiro 100% elétrico abaixo dos R$ 100.000. O subcompacto é baseado no modelo a combustão e conta a seu favor com a ampla rede de concessionários espalhados pelo Brasil. As dimensões de 3,734 m de comprimento e 2,423 de entre-eixos ainda proporcionam um porta-malas de 290 litros.

O acabamento interno abusa dos revestimentos plásticos, e a lista de equipamentos é baseada nas configurações topo de linha Intense e Outsider do Kwid a combustão. Estão presentes: LEDs diurnos, controles eletrônicos de estabilidade/tração e ar-condicionado. O motor elétrico de 65 cv de potência (6 cv menos potente que o modelo flex) permite acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos. A bateria de 27 kWh garante um alcance máximo de até 185 km, segundo o Inmetro, e na hora de completar o tanque, plugado em uma tomada de 220V são necessárias nove horas para recurar 190 km de autonomia. Apesar da redução no valor, quem acessar o site da Renault se deparará com o preço de R$ 139.990.

Caoa Chery iCar – R$ 119.990

carro elétrico mais barato do Brasil
CAOA Chery iCar [divulgação]
O pequenino eco-friendly utiliza uma carroceria de alumínio recoberta com polímeros e, na ponta da fita métrica, mede 3,200 m de comprimento e 2,150 m de entre-eixos, com capacidade para até quatro passageiros. O porta-malas de 100 litros vai 380 litros após o rebatimento do banco traseiro, enquanto os 995 kg (peso em ordem de marcha) contribuem para o desempenho urbano.

Entre os equipamentos de série, estão disponíveis o banco do motorista ajustável eletricamente em quatro posições, o carregador de smartphone por indução, o multimídia vertical de 10,25” e os modos de condução Eco/Sport. Aliás, o propulsor elétrico alimentado pela bateria de lítio de 30,8 kWh entrega equivalentes 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, enquanto a autonomia declarada pelo Inmetro é de 197 km. O abastecimento pode ser concluído em até 36 minutos plugado nas estações de carregamento rápido, de acordo com o fabricante.

JAC E-JS1 – R$ 126.900

JAC E-JS1
JAC E-JS1 [divulgação]
Comercializado em cores vivas e vibrantes, o JAC E-JS1 é outra opção de elétrico para quem deseja um carro fácil de estacionar em qualquer vaga. Ele possui 3,650 m de comprimento e 2,390 m de entre-eixos, com um porta-malas de 121 litros. O motor elétrico é alimentado pela bateria LFP (fosfato de lítio-ferro) de 30 kWh e estão disponíveis 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.

Com 1.180 kg é ligeiramente mais pesado que o Caoa Chery iCar e vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Além disso, oferece os modos de condução Econômico, Normal e Longa Autonomia, assim como três níveis de intensidade dos freios regenerativos (fraco, normal e forte). A tomada de carregamento no padrão chinês GB/T requer o uso de um adaptador, e o tempo de carregamento é de dez horas (carregador AC fornecido com o veículo) ou de até oito horas plugado em uma wallbox.

BYD Dolphin EV – R$ 149.800

BYD Dolphin [divulgação]
BYD Dolphin [divulgação]
O compacto elétrico chinês tornou-se um queridinho e abriu a mente dos consumidores para uma mobilidade livre de poluentes. Lançado no Brasil no final de junho do ano passado, ele é construído sobre a base e-Platform 3, projetada pela própria Build Your Dreams (BYD), com dimensões de 4,125 m de comprimento e bons 2,700 m de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 250 litros, podendo chegar a 1.310 litros com o rebatimento do banco traseiro.

A boa construção do interior oferece de série o quadro de instrumentos digital de 5”, o multimídia giratório de 12,8”, a câmera de 360º, o ar-condicionado automático, os seis airbags e o monitoramento da pressão dos pneus. Estão disponíveis 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque (0 a 100 km/h em 10,9 segundos), assim como os modos de condução Eco, Normal e Neve, além da frenagem regenerativa ajustável em dois níveis. O alcance declarado pelo Inmetro é de 161 km.

GWM Ora 03 Skin – R$ 150.000

ORA 03 Skin
GWM ORA 03 Skin [Divulgação]
O BEV (Battery Electric Vehicle) dá um show nos quesitos estilo e desempenho. Esse hatch médio possui 4,235 m de comprimento, 2,650 m de entre-eixos e um porta-malas de 228 litros, além de também transmitir uma cabine refinada e caprichada, com atenção aos mínimos detalhes e acabamentos macios ao toque.

Apesar de ser a opção de entrada, no elétrico estão presentes as rodas de 18”, o sensor de chuva, os bancos em couro, os sete airbags, os controles eletrônicos de tração/estabilidade, o controlador de velocidade adaptativo,os assistentes de partida e descida em rampas, a frenagem autônoma de emergência e a condução semiautônoma nível 2. Não apenas ele mima os ocupantes, como ao volante entrega praticamente o dobro de potência do BYD Dolphin, com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Equipado com uma bateria de 48 kWh, a autonomia declarada pelo Inmetro é de 232 km.

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