![BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação] BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BYD-vs-GWM-990x556.jpg)
O que anos atrás parecia um sonho distante, atualmente já é possível entrar em uma nova era com até R$ 150.000 no bolso. Apesar de o carro elétrico requerer uma infraestrutura de abastecimento e também um planejamento de rota, ele é uma alternativa para quem deseja se livrar dos postos de combustíveis em prol de uma condução sustentável.
Obviamente, a condução rápida proporcionada pelo torque instantâneo não é encontrada em nenhum veículo a combustão interna. Embora muitos consumidores ainda sejam céticos em relação aos veículos movidos a eletricidade, damos uma dica: ande para mudar de pensamento. Por isso, elencamos cinco carros elétricos que custam até R$ 150.000 e, futuramente, podem ir parar na sua garagem.
Renault Kwid E-Tech – R$ 99.990
O acabamento interno abusa dos revestimentos plásticos, e a lista de equipamentos é baseada nas configurações topo de linha Intense e Outsider do Kwid a combustão. Estão presentes: LEDs diurnos, controles eletrônicos de estabilidade/tração e ar-condicionado. O motor elétrico de 65 cv de potência (6 cv menos potente que o modelo flex) permite acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos. A bateria de 27 kWh garante um alcance máximo de até 185 km, segundo o Inmetro, e na hora de completar o tanque, plugado em uma tomada de 220V são necessárias nove horas para recurar 190 km de autonomia. Apesar da redução no valor, quem acessar o site da Renault se deparará com o preço de R$ 139.990.
Caoa Chery iCar – R$ 119.990
Entre os equipamentos de série, estão disponíveis o banco do motorista ajustável eletricamente em quatro posições, o carregador de smartphone por indução, o multimídia vertical de 10,25” e os modos de condução Eco/Sport. Aliás, o propulsor elétrico alimentado pela bateria de lítio de 30,8 kWh entrega equivalentes 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, enquanto a autonomia declarada pelo Inmetro é de 197 km. O abastecimento pode ser concluído em até 36 minutos plugado nas estações de carregamento rápido, de acordo com o fabricante.
JAC E-JS1 – R$ 126.900
Com 1.180 kg é ligeiramente mais pesado que o Caoa Chery iCar e vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Além disso, oferece os modos de condução Econômico, Normal e Longa Autonomia, assim como três níveis de intensidade dos freios regenerativos (fraco, normal e forte). A tomada de carregamento no padrão chinês GB/T requer o uso de um adaptador, e o tempo de carregamento é de dez horas (carregador AC fornecido com o veículo) ou de até oito horas plugado em uma wallbox.
BYD Dolphin EV – R$ 149.800
A boa construção do interior oferece de série o quadro de instrumentos digital de 5”, o multimídia giratório de 12,8”, a câmera de 360º, o ar-condicionado automático, os seis airbags e o monitoramento da pressão dos pneus. Estão disponíveis 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque (0 a 100 km/h em 10,9 segundos), assim como os modos de condução Eco, Normal e Neve, além da frenagem regenerativa ajustável em dois níveis. O alcance declarado pelo Inmetro é de 161 km.
GWM Ora 03 Skin – R$ 150.000
Apesar de ser a opção de entrada, no elétrico estão presentes as rodas de 18”, o sensor de chuva, os bancos em couro, os sete airbags, os controles eletrônicos de tração/estabilidade, o controlador de velocidade adaptativo,os assistentes de partida e descida em rampas, a frenagem autônoma de emergência e a condução semiautônoma nível 2. Não apenas ele mima os ocupantes, como ao volante entrega praticamente o dobro de potência do BYD Dolphin, com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Equipado com uma bateria de 48 kWh, a autonomia declarada pelo Inmetro é de 232 km.
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