Mês a mês, o Fiat Mobi e o Renault Kwid disputam o título de carro mais barato do Brasil. Mas além dos subcompactos, qual o modelo com menos custo em cada categoria? Levantamos as principais categorias do mercado nacional e qual o carro mais barato de cada uma delas.
Vale ressaltar que o carro mais barato de cada categoria tem preço levantado para todo Brasil, exceto estado de São Paulo, onde o ICMS mais caro não é cobrado por todas as montadoras.
Hatch subcompacto
Fiat Mobi Easy – R$ 43.740
Subcompacto italiano assumiu o posto de carro mais barato do Brasil após o último aumento de preços do Renault Kwid. Tem motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque e lista de itens de série que não vai muito além do que é obrigatório por lei.
Hatch compacto
Chevrolet Joy Black – R$ 59.460
Antiga geração do Chevrolet Onix, o Joy vem com bancos parcialmente revestidos em couro e até filete de LED nos faróis. Mas tem visual básico, acabamento relativamente simples e é o queridinho dos motoristas de Uber. Tem motor 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm de torque.
Hatch médio
Chevrolet Cruze Sport6 LT – R$ 120.400
Único hatch médio de marca não de luxo, o Cruze só é o mais barato da categoria porque não tem concorrentes. Versão LT vem recheada e traz motor 1.4 quatro cilindros turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque.
Sedã compacto
Fiat Grand Siena 1.0 – R$ 58.590
Veterano Fiat Siena traz o mesmo motor do Mobi, um 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Remanescente da família Palio original, tem interior espaçoso e porta-malas grande. Mas seu futuro no mercado vem sido alvo de dúvidas recentemente.
Sedã médio
Honda Civic LX – R$ 113.800
Com bom pacote de itens de série e conjunto mecânico competente, o Honda Civic LX só tem esse posto porque o Nissan Sentra morreu no Brasil e o Kia Cerato perdeu a versão de entrada de R$ 99.990. O Civic tem motor 2.0 de 155 cv e 19,5 kgfm de torque.
SUV compacto
CAOA Chery Tiggo 2 Look Manual – R$ 77.090
Com motor 1.5 flex de 115 cv e 13,8 kgfm de torque, o Tiggo 2 é o único carro aspirado da CAOA Chery. Além disso, é o único modelo da marca com câmbio manual. Modelo dividirá atenções em breve com o Tiggo 3X, que não passa de uma versão reestilizada e com novo motor dele.
SUV Médio
Hyundai ix35 – R$ 103.990
Atrasado duas gerações em relação ao Tucson que é vendido lá fora, o Hyundai ix35 só sobrevive porque custa barato. Usa motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 167 c e 20,6 kgfm de torque. Apesar de ter sido reestilizado em 2015, carrega o mesmo visual básico há 11 anos.
SUV 7 lugares
JAC T80 Pack 2 – R$ 156.990
Exceto Fiat Doblò e Chevrolet Spin, não há como ter um carro de sete lugares mais barato que o JAC T80. SUV de grande porte, ele tem motor 2.0 quatro cilindros turbo de 210 cv e 30,6 kgfm de torque. Concorre diretamente com o CAOA Chery Tiggo 8, que é o segundo carro mais barato dessa categoria.
Picape compacta
Volkswagen Saveiro Robust – R$ 65.590
Ainda que a versão topo de linha Cross fique acima dos R$ 100 mil, a Volkswagen Saveiro é a picape mais barata do Brasil. Por R$ 65.590, a versão Robust traz nada muito além do básico. Ela é equipada com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque.
Picape média
Chevrolet S10 LT Flex – R$ 143.690
Hilux e S10 são as únicas picapes médias flex do mercado, mas é da Chevrolet o título de mais barata da categoria. Versão LT vem com lista enxuta de itens de série e entrega 206 cv e 27,3 kgfm de torque no motor 2.5 quatro cilindros flex.
Perua
Mini Clubman John Cooper Works – R$ 309.990
Na falta de peruas nacionais, a Clubman John Cooper Works é a mais barata da lista. Isso porque um carro barato custar R$ 309.990 é algo que parece de outro mundo. Ena entrega 306 cv e 45,9 kgfm de torque em seu motor 2.0 quatro cilindros turbo.
Elétrico
JAC iEV20 – R$ 159.900
Pequenino JAC iEV20 é o carro mais barato do Brasil movido a energia elétrica. Ele tem apenas 68 cv e 21,9 kgfm de torque. Mas é capaz de rodar até 400 km com uma carga completa. Ou seja, além de barato, é um dos elétricos que mais tem autonomia.
>>Comparativo: A35 AMG e Clubman JCW na disputa dos 306 cv
>>Honda Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação
>>Saveiro, Versa, Polo e outros compactos que já passaram dos R$ 100 mil