A Honda esconde seus segredos até o último minuto. Ainda que a nova geração do Honda City sedã tenha sido flagrada diversas vezes nas ruas em testes, o hatch ainda não fora avistado. Apesar de sempre dado como certo, ele só foi agora oficialmente confirmado pela Honda e tem uma missão difícil: substituir o Fit. Enquanto isso, o sedã também tomará o lugar do Civic.
Com a mudança total da fabricação de carros da Honda de Sumaré para Itirapina, ambas no interior de São Paulo, algumas mudanças drásticas foram feitas na linha de modelos da marca. Civic, Fit e o atual City saem de linha junto da mudança de função da fábrica de Sumaré. Para Itirapina ficam WR-V, HR-V e os novos City e City hatch.
Os novos modelos, revelados em teaser, já usam uma plataforma nova que será aproveitada pela próxima geração do HR-V. Como Itirapina já fazia o Fit há um bom tempo, a manutenção do WR-V por mais um tempo ainda faz sentido. A nova geração, contudo, já está em gestação para diversos outros países e pode mudar de nome para ZR-V.
Novos City
Enquanto a Honda ainda desenha seu futuro, vamos ao último lançamento da marca em 2022. A nova geração do City cresceu, ficou mais sofisticado e deixou de ser um sedã do Fit para assumir um posto solo. Ele ainda usa a base do hatch monovolume, mas agora é voltado a mercados emergentes, por isso levou à criação de um City hatch.
A Honda revelou apenas pequenos relances e detalhes da dupla, mas já ficou visível que os novos City 2022 terão faróis full-LED e lanternas de LED disponíveis no Brasil. É possível que esses itens estejam presentes somente nas versões topo de linha Touring e EXL, que devem passar dos R$ 100 mil em ambas as carrocerias.
Ainda se sabe pouco sobre a mecânica do novo Honda City sedã e do City hatch, contudo a marca deve usar uma versão atualizada do motor 1.5 quatro cilindros aspirado. Hoje ele entrega 116 cv e 15,3 kgfm de torque, mas deve ganhar mais folego e força com mudanças baseadas no que foi feito em outros países.
Um motor 1.0 turbo também tem chance de aparecer, mas possivelmente em um segundo momento. O que não muda é que a transmissão será CVT como hoje. É pouco provável que a Honda siga oferecendo uma versão manual no City como faz hoje, visto que a procura é bastante baixa pelo modelo.
O lançamento oficial ocorrerá em 23 de novembro – tanto o City hatch, quanto o sedã. E o Auto+ trará a cobertura completa desse novo compacto japonês.
>>HR-V elétrico é lançado em duas versões com nomes esquisitos
>>Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross
>>Civic mais potente do mundo já está pronto para o lançamento