O novo Toyota Prius está registrado no Brasil. Conforme os colegas do Motor1 noticiaram, as imagens da patente do híbrido no INPI vazaram e deduraram o registro. Fora do mercado brasileiro desde 2021, o modelo foi completamente reformulado e ficou bem mais esportivo.
Inspirado na linha de elétricos bZ da Toyota e no novo Crown, o Prius 2023 chama atenção pelo vidro dianteiro muito inclinado que acompanha o ângulo do capô. Junto à traseira curta como um cupê, o efeito é de um modelo bem mais esportivo visualmente e com baixo arrasto aerodinâmico. Maçaneta das portas traseiras na coluna ajudam nessa impressão.
Tal qual o Crown e os bZ3 e bZ4X, a frente do Toyota Prius é marcada por faróis em C, divididos por uma peça plástica na cor da carroceria. A entrada de ar no para-choque é fininha e com visual que parece ter sido inspirado nos SUVs. Dos utilitários vêm também as molduras pretas nas caixas de roda.
Já a traseira apresenta lanternas conectadas transparentes envoltas e uma sessão de plástico preto. Há uma leve lembrança ao modelo antigo com um vinco no final desse elemento preto que remete às lanternas escorridas do antigo Toyota. O nome Prius vem estampado no meio da tampa do porta-malas.
O que há debaixo do capô do Toyota Prius varia de mercado para mercado. No Japão ele ganhou um novo sistema híbrido que troca o motor 1.8 quatro cilindros aspirado por um 2.0 quatro cilindros aspirado junto a um sistema elétrico para entregar 193 cv. Um gigantesco aumento frente aos 122 cv de hoje.
Já para a Europa, o Toyota Prius 2023 será vendido somente com sistema híbrido plug-in. Nesse caso, ele usa o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado Dynamic Force do Corolla, mas combinado a um motor elétrico para prover 220 cv. Segundo a marca, a autonomia elétrica cresceu em 50%, mas não divulgou números.
Um dos pontos interessantes para aumentar a autonomia, é que a Toyota instalou painéis solares no teto do Prius. Eles podem gerar, segundo a marca, até 1.250 km de autonomia extra ao longo de um ano. Na prática, durante o dia a dia, será pequena a contribuição do sistema, que será mais usado para alimentar o ar-condicionado.
Lançamento do novo Toyota Prius no Brasil
Por mais que a patente seja um registro oficial do carro no país, isso não significa que o veículo será de fato vendido no mercado brasileiro. Muitas vezes, as montadoras registram um determinado automóvel apenas para proteger sua patente de eventuais plágios. Portanto, resta aguardar para saber se a Toyota lançará o modelo ou não no país.
>> Toyota já considerou produzir uma Fiat Strada com motor V6
>> Toyota Prius finalmente fica bonito e ganha versão de 223 cv
>> Toyota Hilux vende quase o dobro da Chevrolet S10 em fevereiro