A Toyota lançou sua nova família Crown, composta por quatro modelos, apresentando o modelo no Japão. Apesar de a ideia de um Crown que não seja um sedã clássico possa parecer um sacrilégio para alguns fãs da marcas, devemos lembrar que as 15 gerações anteriores foram oferecidas em diversos estilos de carroceria, como peruas, cupês, vans e até picapes.
Por isso, a marca japonesa ter lançado várias carrocerias para o modelo não é tão absurdo assim. Curioso mesmo é que, apesar de vários nomes, a maioria dos novos modelos são basicamente SUVs, como o novo Crown Sport. Há ainda o Crown Crossover, que é já é vendido nos Estados Unidos e lembra o conceito do Renault Logan CVT, sendo um sedã com carroceria elevada, além do Crown Perua, que é um SUV, apesar do nome. O único três volumes de fato é o Crown Sedan, que chega até o final do ano.
Inicialmente, o Crown Sport será oferecido apenas com um conjunto híbrido, mas uma versão híbrida plug-in será lançada em dezembro. Com dimensões de 4,71 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,57 m de altura, o Crown Sport é mais curto, mais largo e mais alto do que o Crown Crossover 2024 vendido nos Estados Unidos.
A distância entre eixos mede 2,76 m, sendo um pouco mais curta que a do modelo regular. Além disso, o Crown Sport possui rodas grandes de 21 polegadas e conta com suspensão traseira independente e direção traseira ajustada especificamente para esta aplicação.
Sob o capô, o Crown Sport é equipado com um conjunto híbrido com motor 2.5. No interior, este novo SUV apresenta o primeiro teto regulador de som da Toyota, que reflete os sons dentro da cabine. O Crown Sport possui duas telas de 12,3 polegadas, para o painel de instrumentos e central multimídia.
O próximo lançamento será o Crown Sedan, previsto para chegar ao mercado japonês em novembro, seguido pelo Crown Estate, um SUV maior, que será lançado até 2024.
>> Toyota Yaris Cross tem desenho registrado na Argentina