![Volkswagen Tiguan Allspace Life [divulgação] Volkswagen Tiguan Allspace Life [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Screenshot_8_edited-990x556.jpg)
O Volkswagen Tiguan Allspace saiu de linha no Brasil no final de 2021, mesmo com bons números de venda em nosso país. Desde então, a reestilização é aguardada e especulada para cá, mas infelizmente a marca ainda nem divulgou uma data estimada para sua chegada.
Em seus últimos momentos de vida o SUV de sete lugares foi ofertado somente na versão mais cara e esportiva da gama, chamada de R-Line. Nessa variante, trazia até mesmo a tração integral 4Motion nas quatro rodas. As opções 250TSI e Comfortline 250TSI haviam saído de linha em fevereiro do mesmo ano.
Quando as duas versões mais básicas do Tiguan Allspace saíram de linha, o Volkswagen Taos passou a cumprir a lacuna deixada por elas, inclusive utilizando a mesma motorização 1.4 turbo. Contudo, quem ainda procura um modelo da marca que seja mais caro e com proposta esportiva, é obrigado a ir de Jetta GLI.
![Volkswagen Tiguan Allspace Life [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Screenshot_7_edited-750x450.jpg)
O que o Tiguan Allspace tem de novo?
Assim como a versão europeia mostrada em maio de 2021, o modelo que desembarcou na Argentina não traz muitas novidades no design. Visualmente o novo Tiguan Allspace ficou até mais simples que a configuração anterior, visto que as linhas agora são ainda mais sóbrias e arredondadas.
A grade continua com três barras horizontais, porém agora sem os pequenos detalhes de relevo que haviam anteriormente, deixando-as mais simples. O novo desenho do para-choque é ligeiramente mais esportivo, mas por serem pintados em preto os seus vincos não se destacam com muita intensidade.
Como a Volkswagen não divulgou as imagens oficiais do lançamento argentino, não é possível perceber através do configurador se o conjunto de iluminação terá a linha de LED interligando os faróis, que em nosso mercado estreou no Taos. É possível que a versão brasileira tenha esse elemento de design.
Na traseira as mudanças são ainda mais sutis, com um novo visual na parte plástica inferior do para-choque, que traz falsas saídas de escapamento. O nome do modelo agora fica gravado logo abaixo do logotipo da Volkswagen, este que por sinal já é o mais recente da marca. As lanternas de LED do modelo argentino são as mesmas utilizadas pelas antigas versões de entrada em nosso mercado.
No interior a montadora alemã optou por seguir a mesma estratégia do exterior: alterações quase imperceptíveis. O volante agora é o mais recente da VW, além de que o sistema de ar-condicionado digital recebe os comandos sensíveis ao toque. A manopla de transmissão foi trocada por uma mais sofisticada, assim como ocorreu nos outros modelos da empresa.
Motorização já conhecida
O conjunto mecânico não mudou no mercado argentino e também não deve receber grandes alterações na versão brasileira. A novidade por lá é que infelizmente o 1.4 250 TSI deixou de ser oferecido no SUV de sete lugares, seguindo apenas com o propulsor 2.0 350 TSI e a tração nas quatro rodas.
O que teremos no Brasil
É possível que no mercado brasileiro tenhamos algumas diferenças em relação ao argentino, como rodas maiores e um visual ligeiramente mais esportivo e refinado. Como o Taos utiliza o 1.4 250 TSI, provavelmente essa configuração continuará indisponível no nosso Tiguan Allspace. Com isso, ele se limitará ao 2.0 350TSI.
Meio milhão de reais
No país vizinho o novo Volkswagen Tiguan Allspace está sendo vendido em versão única pela bagatela de 20.285.000 pesos argentinos, o que na conversão direta atual resulta em assustadores R$ 519.815. Logicamente o SUV de 7 lugares atualizado não será vendido por esse preço em nosso país,mas não seria nenhuma surpresa se o valor definido pela VW ultrapassasse a casa dos 300 mil reais.
>> Taos não terá versão esportiva, mas Tiguan “GTI” está nos planos
>> Tiguan sai de linha, Taos se torna o SUV mais caro da VW no Brasil
>> Volkswagen apresenta novo Tiguan Allspace que chega ao Brasil em 2022