O novo SUV da Renault já é produzido no Brasil. De acordo com o Automotive Business, o processo de adequação da fábrica de São José dos Pinhais (PR) foi concluído e as primeiras unidades do novo modelo já estão sendo feitas. Por enquanto, são unidades pré-série e que serão utilizadas em testes, mas em breve a fabricação dos modelos definitivos deve ser iniciada.
Ao contrário dos outros carros da Renault vendidos no Brasil, o futuro SUV utiliza a plataforma global CMF-B (Common Module Family). Esta será a estreia dessa base no país. O Kwid utiliza a CMF-A, enquanto Logan, Sandero, Duster e Oroch usam a B0, procedente da Dacia. Este é um dos grandes avanços promovidos pela Renault, já que houve que instalar novas máquinas na fábrica paranaense a fim de se adequar à nova plataforma.
Embora suas especificidades ainda não estejam totalmente esclarecidas, o SUV não será limitado ao Brasil, já que fará parte dos objetivos globais de expansão da empresa contabilizados no Renaulution – plano estratégico que será feito até 2025. O projeto para o carro consiste em um investimento de R$ 2 bilhões na fábrica do Paraná, incluindo ainda a produção de novo motor turbo 1.0.
Apesar da produção já ter sido iniciada, ainda não há uma previsão para o lançamento do modelo no Brasil. No entanto, isso deverá acontecer nos próximos meses. Outro mistério é o nome do carro, pois nenhuma pista ainda foi dada pela marca.
Ao menos o visual já é praticamente todo conhecido, já que as patentes vazaram e entregaram as linhas do novo SUV da Renault. Sua missão será concorrer com o Fiat Pulse, sendo mais um hatch alto do que um utilitário esportivo de fato.
>> Mais uma vez: Renault Oroch fica até R$ 1.150 mais cara
>> 5 carros que já saíram de linha, mas ainda compensa comprar
>> Honda HR-V ‘popular’ vai ser mostrado em junho e terá teto solar