Santana, Monza, Tipo e Escort foram ressuscitados: veja como eles ficaram
Clássicos brasileiros dos anos 1990, Volkswagen Santana, Chevrolet Monza, Fiat Tipo e Ford Escort, estão mais vivos do que nunca, mas bem longe do Brasil
Muitos dizem que um dos períodos de ouro da indústria automotiva brasileira aconteceu durante os anos 1990. Época em que Volkswagen Santana, Chevrolet Monza, Fiat Tipo e Ford Escort rodavam nas ruas tupiniquins. Mas sabia que esse quarteto está mais vivo do que nunca?
Vendidos fora do Brasil, Santana, Monza, Tipo e Escort ganharam novas gerações e mudanças drásticas em relação ao que o nome deles significava. Tem até um deles que de hatch se transformou em uma família de modelos com sedã, perua e, é claro, hatch.
Volkswagen Santana
Volkswagen Santana 2021, Grand Santana 2021 e Cross Santana 2021 [divulgação]Desenvolvido no Brasil a partir da segunda geração do Passat, o Volkswagen Santana foi abraçado pela China. Por lá, o modelo original foi produzido initerruptamente entre 1985 e 2007 sem alterações, enquanto a segunda geração foi fabricada entre 1995 e 2012 com duas reestilizações entre elas.
Volkswagen Santana 2021 [divulgação]O Volkswagen Santana 2021 faz parte da terceira geração do modelo, que mudou seu posicionamento de mercado. De sedã médio para equivalente ao Voyage, o Santana chinês é um modelo de baixo custo e já passou por uma reestilização desde que a nova geração saiu lá em 2012. Tem versões hatch e sedã, além de uma aventureira.
Chevrolet Monza
Chevrolet Monza 2021 [divulgação]Único carro da história brasileira a vender mais que o Volkswagen Fusca antes de perder o trono para o Gol, o Chevrolet Monza foi produzido no Brasil entre 1982 e 1996 em versões hatch e sedã. Renascido na China em 2019, o novo Monza pode voltar a ser vendido no Brasil em breve.
Chevrolet Monza painel (divulgação)
Substituto do Cruze, ele usa a plataforma PATAC K, evolução da D2XX de Cruze e Equinox. A Argentina é o único lugar do mundo a ainda produzir o Cruze, que deverá ser substituído pelo Monza em diversos países. Com visual semelhante ao Onix Plus, o Chevrolet Monza 2021 motor 1.0 turbo ou 1.3 turbo, versão ampliada do 1.2 do Tracker com sistema micro-híbrido.
Fiat Tipo
Fiat TIpo 2021 [divulgação]A história do Fiat Tipo não poderia ser mais irônica. Produzido na Europa entre 1988 e 1995 e importado para o Brasil (houve produção nacional, mas curta), ele foi sucedido pelos irmãos Bravo e Brava, que deram seu lugar ao Stilo, substituído novamente pelo Bravo, que foi descontinuado em favor do Tipo.
[divulgação]Depois de toda essa reviravolta, o Fiat Tipo voltou em 2015 em família. Ele estreou como sedã (que não chama Tempra), para depois ganhar versão hatch e perua. Com plataforma de Jeep Renegade e visual de Fiat Cronos, ele ainda era vendido com os velhos motores 1.4 Fire ou 1.4 T-Jet lá na Europa, mas o Fiat Tipo 2021 ganhou motores turbo Firefly junto à reestilização recentemente apresentada
Ford Escort
Ford Escort 2021 [divulgação]A não ser na última geração, o Ford Escort era nome de hatch e Verona era o nome do sedã aqui no Brasil. Mas desde 2015, quando a Ford ressuscitou o Escort na China, a designação passou para totalmente para o sedã.
Ford Escort 2021 [divulgação]Intermediário entre New Fiesta Sedan e Focus, o novo Escort usa a mesma plataforma da terceira geração do Focus, interior parecido com o do Ka e tem visual pouco inspirado. Traz motor 1.5 do EcoSport e a mesma transmissão automática do SUV. Reestilizado recentemente, o Ford Escort 2021é o modelo mais barato da marca na China e concorre diretamente com o Volkswagen Santana.