Quando a Peugeot apresentou a leve reestilização do 2008 pela segunda vez, muita gente se questionou do motivo pelo qual a marca francesa não trazia a nova geração. Afinal, ele usa a mesma plataforma, faróis e diversos elementos do 208 feito na Argentina. Até então ele era carta fora do baralho, mas as coisas mudaram.
Segundo informações do Motor1 Argentina, Gabriel Cordo Miranda, gerente da Peugeot, Citroën e DS na Argentina, confirmou que os planos mudaram. “Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analisando”.
Segundo o executivo, “a decisão final ainda está dependendo do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento”. Só que isso só foi possível graças à Stellantis. Os resultados positivos que o Peugeot 208 obteve após a fusão com mudanças de mercado e motores aplicados a ele surtiram efeito sobre o novo 2008.
Questão de plataforma
Até então ele era considerado um projeto caro demais para o nosso mercado, nos fazendo ficar com a geração antiga em linha. Contudo, para o futuro próximo ele esbarra em duas questões. Primeira é que Porto Real (RJ) está se preparando para produzir o novo Citroën C3 com plataforma CMP e a fábrica vai se voltar a essa base.
O Citroën C4 Cactus e o atual Peugeot 2008 usam ainda a base PF1 que não é mais usada globalmente pela Stellantis. A CMP será renomeada STLA Small em breve e passará também a ser base para modelos da Fiat e da Jeep. Em Porto Real, o C3 será o primeiro modelo com essa base, mas a Stellantis prometeu mais dois carros com essa plataforma em três anos.
O principal deles será um SUV compacto, provavelmente um C3 Aircross, que substituirá o C4 Cactus. Assim, o Peugeot 2008 atual seria o único com plataforma velha. A lógica é que o novo 2008 seja produzido na Argentina para aproveitar dos componentes do 208 e da base que já é feita por lá.
Prévia eletrificada
Isso, contudo, ainda deve demorar. A Peugeot acabou de reestilizar o antigo 2008 para segurar mais dois anos no mercado. Com isso, o novo 2008 deve começar a ser feito na Argentina já reestilizado, fazendo seu lançamento ocorrer em algo entre 2024 ou 2025. Só que a atual geração chegará ao Brasil antes.
Durante o lançamento do novo Citroën C3, o qual o Auto+ terá cobertura completa no dia 30, alguns executivos deixaram escapar que o Peugeot 2008 terá “novidades importantes muito em breve, talvez ainda esse ano”. Como o modelo já foi reestilizado, a novidade é a segunda geração, que virá elétrica.
A Peugeot percebeu que os compradores de carros elétricos priorizam os SUVs em detrimentos dos hatches – especialmente na faixa acima dos R$ 300 mil, onde o e-2008 deve se posicionar. Vale lembrar que hoje, o e-208 GT é vendido por R$ 264.675.
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