O novo Kia K3 hatch foi revelado pela marca, quase dois meses depois do modelo sedã ter sido revelado. E o modelo está sendo desenvolvido para substituir a família Rio em diversos mercados globais e terá sua produção concentrada no México, com previsão de início das vendas no próximo ano.
O design do K3 hatchback, batizado pela Kia de Opposites United, traz faróis estreitos e integrados à grade, com LEDs que se estendem sobre o para-choque. Na parte traseira, destaca-se a tampa do porta-malas reta e atravessada por lanternas interligadas. A versão GT-Line, mostrada nas fotos, conta com rodas de 17 polegadas, antena estilo shark, saída dupla de escapamento e outros detalhes exclusivos.
No interior, o destaque vai para a integração do quadro de instrumentos com uma central multimídia de 10,25 polegadas, formando uma única peça. Além disso, o carro conta com um volante inspirado no elétrico EV6, um painel minimalista com linhas horizontais e diversos equipamentos tecnológicos. Entre eles estão o Apple CarPlay e Android Auto sem fio, portas USB tipo C, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, ESP, sistemas de frenagem automática e detector de pontos cegos.
Quanto à motorização, tudo indica que o K3 hatchback seguirá a mesma linha do sedã e não terá motores turbo. Os motores esperados são o 1.6 aspirado, com potência de 125 cv, sendo o mesmo utilizado no antigo Rio, e o 2.0 também aspirado, com potência de 154 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. Além disso, para os mercados de exportação, está previsto um motor 1.4.
O Kia K3 hatch possui 4,29 m de comprimento, 1,49 m de altura e 1,76 m de largura. O porta-malas tem capacidade para 390 litros, o que representa um aumento em relação ao Rio anteriormente vendido no Brasil, que tinha 4,065 m de comprimento, 1,45 m de altura e 1,72 m de largura.
A produção do K3 será concentrada na fábrica mexicana de Nuevo León, que já era responsável pela fabricação dos modelos Rio e Cerato destinados ao Brasil. Resta saber se a Kia tem planos de lançar o K3, sedã ou hatch, por aqui, onde enfrentaria concorrentes como a dupla Polo e Virtus da Volkswagen, além de Honda City, Toyota Yaris e outros modelos do segmento.
O que achou do novo Kia K3? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Compradores do Toyota Yaris ganham desconto de R$ 12 mil em impostos
>> Auto+ tem jurado em Prêmio Uol Carros e Carsughi
>> BYD Seal vende mais que Honda Civic no Brasil em setembro