A volta do Uno

Novo Fiat Uno 2025: tudo que já sabemos sobre o projeto F1H

Fiat trabalha em um novo hatch compacto para o Brasil, o projeto F1H, que pode ser lançado como novo Uno, mas ainda não em 2025

Novo Fiat Uno 2025
Patente do novo Fiat Panda [reprodução/Al Volante]

Com investimentos bilionários no Brasil, a Stellantis trabalha fortemente na renovação de toda a sua linha Latina. Prova disso é que o projeto F1H, que dará origem ao novo Fiat Uno 2025, já está em andamento dentro dos corredores de Betim. Com informações exclusivas, o Auto+ descobriu mais sobre o modelo.

Assim como aconteceu com a geração anterior do Uno, o projeto F1H será compartilhado entre Brasil e Europa. A diferença é que lá na Europa ele dará origem ao novo Panda, enquanto por aqui o modelo será uma versão simplificada e de baixo custo. A estratégia foi aplicada com Uno e Panda nas gerações anteriores.

É por isso que, informalmente, o projeto F1H é chamado de novo Fiat Uno 2025. Como o modelo terá o visual quadradinho e parrudo do nosso icônico hatch, é uma oportunidade que dificilmente a Stellantis vai perder. A ideia é que o modelo suceda o Argo, mas não vai ter uma versão sedã para tomar o lugar do Cronos.

Novo Fiat Uno 2025
Patente do novo Fiat Panda [reprodução/Al Volante]

Alma de Peugeot, coração de Fiat

O novo Fiat Uno será produzido em Betim, MG, e será construído sobre a plataforma CMP da Peugeot e da Citroën. Hoje essa base é usada no Brasil por Peugeot 208 e pelos Citroën C3 e C3 Aircross. Contudo, a base já se espalhou por modelos da Stellantis, sendo presente em Alfa Romeo Junior, Lancia Ypsilon e no futuro nacional Jeep Avenger.

A base é modular e permitirá construir um carro até maior do que hoje é o Fiat Argo, com seus 4 metros de comprimento. A parte mecânica será a mesma de hoje. As versões de entrada serão equipadas com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado, enquanto as mais refinadas vem com o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado.

Novo Fiat Uno 2025
Patente do novo Fiat Panda [reprodução/Al Volante]

Há chance de que o novo Uno receba motor 1.0 T200 três cilindros turbo, já que será um carro bem diferente do futuro Pulse. Caso isso aconteça, ele terá à disposição a transmissão automática CVT, que também estará presente nos modelos 1.3 aspirados. É possível que o sistema semi-híbrido, que estará na Strada XBP, também esteja no F1H.

Uno elétrico?

Para a Europa, está mais do que certa uma versão totalmente elétrica do Panda. Já para o Brasil, o novo Fiat Uno poderá ser produzido em versão elétrica nacionalmente, visto que a Stellantis já anunciou que fabricará localmente modelos movidos somente a bateria. Há chance de ele ser o carro elétrico mais barato do Brasil com isso. 

Ansioso pela chegada do novo Fiat Uno 2025? Conte nos comentários.


>>Exclusivo: Fiat prepara novos Pulse (F2U), Fastback (F2X) e Uno (F1H)

>>Exclusivo: Fiat Toro será reestilizada em 2025 como linha 2026

>>Ford Fiesta quase teve nome de hatch médio da Fiat