O novo Fiat Panda teve seu visual antecipado por conta do vazamento das patentes registradas pela Fiat. Postadas pelo site Al Volante, da Itália, é possível notar que o hatch vai manter seu visual bastante quadrado, como já acontece na geração atual, que compartilhava detalhes com o Fiat Uno de segunda geração vendido no Brasil até 2022.
No entanto, embora o visual da patente seja levemente diferente do Citroën C3 elétrico vendido na Europa, o hatch vai emprestar sua base para o novo Fiat Panda. É possível notar algumas semelhanças, como o para-brisa bem inclinado, o formato do teto e os vincos laterais.
A dianteira muda completamente, até para o novo Panda ter cara de Fiat. Os faróis são convencionais e não há grade na frente, apenas uma abertura no para-choque. Já a traseira tem lanternas bem quadradas, bem no estilo Jeep Renegade, e um filete, que pode ser de LED, que percorre toda a lateral da tampa.
Porém, por ser uma patente, é possível que o design visual tenha diferenças. Por exemplo, comparado ao C3, a tampa traseira do novo Fiat Panda é bem pequena e com recorte diferente do modelo da Citroën.
Motores novo Fiat Panda
Assim como aconteceu com o C3, o novo Panda terá uma versão elétrica na Europa, e sua potência deve ser igual a do ë-C3, com 113 cv e bateria de 44 kWh. No entanto, é esperado que haja também uma versão a gasolina, com motor 1.2 turbo de origem Peugeot com 101 cv de potência. Segundo o site italiano, o novo Fiat Panda também deve ter motores híbridos, utilizando um câmbio automatizado de dupla embreagem.
Vem para o Brasil?
Além de ter vazado o visual do hatch, há uma informação curiosa. De acordo com o site, o novo Panda será fabricado na Europa, mais precisamente na Sérvia. Entretanto, a página também diz que ele será feito na América do Sul, para ser importado para o restante do mundo.
Caso realmente seja feito na América do Sul, é difícil imaginar que o modelo não será vendido no Brasil. Vale lembrar que o Auto+ já apurou que a Fiat trabalha no sucessor do Mobi e do Argo, utilizando a plataforma CMP do C3 e do Peugeot 208. Por isso, tudo indica que o novo Panda será este modelo, mas pode ser que por aqui ele ressuscite o nome Uno, que tem um apelo bem mais forte.
Na Europa, o novo Panda será lançado ainda neste ano, com vendas previstas para começarem no último trimestre de 2024. Já o possível novo Uno brasileiro ainda deve demorar alguns anos. Como a Fiat já testa o Argo com motor atualizado, isso significa que ele ficará mais alguns anos no mercado. Portanto, seu sucessor deve ser lançado por volta de 2027.
Acha que a Fiat vai apostar mais uma vez no nome Uno no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Hyundai e Iveco se tornam amigas e vão produzir van comercial
>> Hyundai Creta começa 2024 como SUV mais vendido do Brasil