Destaque

Novo Citroën C3 vai dar origem a um sedã no Brasil em breve

Além da versão SUV, o novo Citroën C3 vai ceder a plataforma para um futuro três volumes que estreia em poucos anos

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

O Novo Citroën C3 acabou de estrear no mercado nacional, mas seu projeto já tem ao menos outros dois membros da família confirmados para os próximos anos. Segundo os colegas do Motor1, o diretor global de marketing e comunicação da Citroën, Laurent Barria, confirmou que a marca terá um novo SUV em 2023 e um sedã em 2024.

Durante uma entrevista para o Motor1 argentino, o executivo detalhou quais serão os próximos passos da marca francesa na América do Sul. A ideia é que esses novos modelos sejam fabricados em Porto Real (RJ), de onde sai atualmente o C4 Cactus e o novo C3.

E conforme alguns rumores apontavam, esses novos modelos vão utilizar a plataforma CMP, que está presente no C3, no Peugeot 208 e no 2008 de segunda geração e que ainda não é vendida no Brasil. Entretanto, o diretor da Citroën ficou um pouco em cima do muro para falar do futuro sedã. Por mais que tenha confirmado o desenvolvimento do três volumes, Barria disse que “se tudo der certo, o carro estreia em 2024”.

Citroën C3 Aircross [Rushlane]
Citroën C3 Aircross [Rushlane]
Considerando o cenário otimista e o carro sendo de fato feito daqui a dois anos, esta será a estreia da marca francesa no segmento de sedãs compactos no Brasil. Há alguns anos, quando o C-Elysée foi lançado no exterior, houve um forte rumor de que o modelo seria lançado no mercado brasileiro, mas o carro nunca foi de fato vendido por aqui.

Um dos motivos que pode ter contribuído para o C-Elysée não ter vindo para o Brasil é o posicionamento da Citroën antes da fusão que deu origem ao grupo Stellantis. Antes, a marca era posicionada como a empresa premium, e agora essa situação foi mudada, com a francesa assumindo um papel mais acessível, como acontece no restante do mundo.

Citroën C-Elysee [divulgação]
Citroën C-Elysee [divulgação]
Prova disso é o próprio C3 novo, que é um modelo de entrada e bem mais simples que o hatch da geração anterior, que era praticamente idêntico ao modelo europeu. Agora, enquanto a Europa tem um C3 mais refinado e caro, a América do Sul teve um modelo com outra proposta e sendo mais acessível.

Já no caso do SUV, o modelo em questão deverá ser o novo C3 Aircross que já foi flagrado em testes na Índia. Algumas informações davam conta de que o novo utilitário esportivo seria um sucessor do C4 Cactus, e isso pode de fato acontecer. Mas ao menos em um primeiro momento, os dois modelos devem conviver juntos, já que o diretor da marca francesa disse que os novos veículos seriam produzidos ao lado do Cactus, o que deve significar que o SUV seguirá em linha por mais algum tempo.

>> Citroën C3 2023 está pronto para ser uma revolução | Impressões

>> Citroën C3 2023: preços, versões, motores e mais

>> 5 ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre