Desde a estreia da plataforma GEM para produtos de baixo custo da General Motors no mundo, as divisões da China e do Brasil se aproximaram. Prova disso é que o desenvolvimento da segunda geração do Onix foi tocado por ambas. Mas agora que o Onix 2024 reestilizado se aproxima, será que a influencia virá da China? Mais precisamente, do Chevrolet Monza 2023?
Revelado recentemente aqui no Auto+, incluindo em sua nova versão eletrificada, o Chevrolet Monza 2023 traz a nova identidade visual da marca americana. Esse estilo foi visto pela primeira vez no SUV cupê Seeker e agora no Monza. É uma evolução do estilo atualmente em vigor em Onix, Onix Plus, Spin e Tracker.
A grade frontal antes formava um grande sorriso, indo até o para-choque se estreitando. Na nova identidade a grade se abre na parte inferior do para-choque e a divisão entre as duas metades ganha destaque. Um friso cromado ainda está lá para separar as partes, contudo as pontas externas agora formam um X.
Os faróis serão mais afilados nos novos Chevrolet, podendo haver conversão total ou parcial para LED. No Seeker os faróis são divididos, enquanto no novo Monza não. Com isso, o Onix 2024 pode adotar qualquer uma das duas sessões, mas haverá LED diurno pelo menos, tal qual aconteceu com o sedã.
A traseira segue a mesma identidade de antes, não contando com nenhum elemento visual forte. No Monza 2023, a Chevrolet alterou somente o para-choque em detalhes e a ligação entre as lanternas antes feita por um friso cromado. Para o Onix 2024, a Chevrolet deverá mudar lanternas e um retoque de para-choque, mas nada drástico.
Duas telas e melhor acabamento
Por dentro é que haverá a verdadeira revolução. O Tracker 2023 chinês já é assim e o novo Monza também. Por isso, espere por uma cabine bem mais refinada no Onix e no Onix Plus quando eles forem reestilizados. A simplicidade de acabamento sempre foi algo criticado nessa geração de carros da Chevrolet, por isso a marca quer mudar.
O novo Onix 2024 deverá contar com painel de instrumentos totalmente digital, algo que ficou faltando à Montana 2023, que tem tela paralela à central multimídia. Essa é a nova marca da identidade visual dos modelos da Chevrolet até nos EUA. O visual horizontalizado ajuda a dar sofisticação e até uma faixa de couro pode aparecer no painel das versões Premier, se seguir o que foi feito no novo Monza.
>>Novo Chevrolet Monza 2023 ganha função karaokê