Muito querido por diversos brasileiros, o Chevrolet Astra não é vendido por aqui há muitos anos, mas segue vivo no mercado automotivo exterior. Contudo, hoje em dia nem tem mais ligação direta com a Chevrolet, embora continue com esse nome. O modelo acaba de perder a opção de motor turbo diesel no Reino Unido, mostrando que esse tipo de propulsor fica cada vez mais raro. Mas, em contrapartida, ganhou novos equipamentos.
As marcas Opel e Vauxhall pertenciam à GM (General Motors), grupo do qual a Chevrolet faz parte até hoje. Contudo, em agosto de 2017, as duas empresas foram vendidas para a PSA, fusão entre a Peugeot e a Citroën. Posteriormente, em janeiro de 2021, a PSA se uniu com a FCA, que trazia marcas como Fiat, Jeep, Dodge, Chrysler e RAM.
Dessa união surgiu então a hoje bem conhecida Stellantis. No mercado estrangeiro ela também tem sob seu guarda-chuva, as marcas Opel e Vauxhall, justamente porque faziam parte do grupo PSA. Sendo assim, podemos dizer que o novo Astra hoje está mais próximo da Fiat do que da própria Chevrolet, a quem pertencia antigamente.
Extinção do motor a diesel
Sabemos que a migração para os elétricos está cada vez mais forte, e por isso não é segredo para ninguém que os carros com motores de combustão interna (ICEs) estão sendo eliminados pouco a pouco. Contudo, a primeira dessas motorizações a ser extinta, geralmente é a movida a diesel, justamente pelo fato de poluir ainda mais que o motor à gasolina.
É exatamente o que está acontecendo com o Vauxhall Astra. Com isso, somente o SUV Grandland ainda é ofertado com essa motorização no Reino Unido. Contudo, vale lembrar que na Alemanha, onde o modelo é vendido como Opel Astra, ainda há a opção de motor 1.5 turbo diesel de quatro cilindros em linha e 130 cv.
Mais segurança para o Astra
Junto com essa descontinuação da opção 1.5 turbo diesel, a Vauxhall aplicou algumas melhorias no Astra, aumentando seu nível de segurança. Chamado de Intelli-Drive, o pacote de tecnologias da marca agora inclui uma função conhecida como adaptação de velocidade inteligente avançada.
Ela consiste em monitorar os sinais de trânsito e as condições climáticas para ajustar automaticamente a velocidade do veículo. Há também um sistema de mudança de faixa semiautomático. Quando comandado pelo motorista, o veículo troca de faixa automaticamente em velocidades entre aproximadamente 72 km/h e 113 km/h.
>> Chevrolet Silverado HD ganha versão parruda com V8 diesel
>> Chevrolet desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros
>> Chevrolet Tracker RS e Midnight têm preços revelados no Brasil