Nos idos tempos onde os carros da Chevrolet no Brasil eram Opel rebatizados, a sigla GSi fez parte do imaginário brasileiro com Kadett e Astra. A nomenclatura foi abandonada já alguns anos em favor de OPC, mas agora volta com uma pequena mudança: trocou a letra i no final por e, adotou eletrificação e motor 1.6 THP da Peugeot e da Citroën.
O novo Opel Astra GSe é o primeiro modelo da nova divisão esportiva da marca alemã que usa a eletrificação para trazer mais performance. Ainda não é 100% elétrico, mas sim um híbrido que combina motor 1.6 THP quatro cilindros turbo de 180 cv com um elétrico de 110 cv. Segundo a Opel, a força combinada é de 225 cv.
Tudo bem que isso não coloca o Opel Astra GSe entre os hatches esportivos mais rápidos do mercado, mas é o suficiente para brigar com o VW Golf GTE – afinal, a ideia dos modelos é a mesma. Para gerenciar esse conjunto eletrificado, o hatch eletricamente apimentado usa transmissão automática de oito marchas.
A Opel trouxe suspensão mais firme 1 cm mais baixa que as variantes padrão. Além disso, a direção é mais firme e responsiva, chassi foi aprimorado e os sistemas eletrônicos de segurança, como o ESP, permitem que o Astra rode com menos intervenção e mais diversão ao volante.
Linhas retas e base de Peugeot
Vale lembrar que essa atual geração do Opel Astra é construída sobre a plataforma EMP-2 (ou STLA Medium como foi rebatizada). É a mesma que dá vida aos Peugeot 308, 3008, 408 e 5008. Tanto que o conjunto mecânico híbrido plug-in é encontrado em outros modelos da Peugeot e da Citroën.
Na parte visual, o Opel Astra GSe tem para-choques com abertura de ar maior e integradas com a região das luzes de neblina. Teto, retrovisores e logotipos adotam a cor preta. Já as rodas de liga-leve esportivas vieram do conceito Manta GSe e têm 18 polegadas. Na traseira, aerofólio protuberante ganha destaque, enquanto o interior tem costuras brancas.
Para alegria dos europeus, há também versão perua. Vale ressaltar que o modelo não será vendido no Brasil pois não temos Opel por aqui. Até o momento a Stellantis não tem planos de trazer a Opel para o nosso país, visto que já tem que gerenciar Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, RAM e Abarth por aqui.
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