A Aston Martin está iniciando uma nova era de luxo e performance com o DB12 revelado nesta semana, que foi anunciado como o primeiro super GT do mundo. Projetado para celebrar os 110 anos da marca, o modelo é essencialmente um facelift profundo do DB11, que foi lançado em 2016.
No entanto, as mudanças não foram apenas visuais, já que o motor e diversos outros elementos foram mudados. Começando pelo exterior, o DB12 é facilmente reconhecido como um Aston Martin. Elementos fundamentais da assinatura da marca, como a tradicional grade, marcam presença no carro.
Porém, há algumas mudanças profundas em relação ao DB11, incluindo um novo para-choque dianteiro e uma grade maior. Elas são acompanhadas de um spoiler pronunciado e faróis em LED. O modelo também ganhou um novo capô, e toda a identidade visual da marca foi revisada.
Entretanto, a frente é a única parte que realmente mudou, pois quase tudo a partir da coluna A é compartilhado com seu antecessor. Ao menos os retrovisores mais finos e logotipo da Aston Martin na traseira são novos.
As novas rodas de 21 polegadas se destacam, sendo que elas são 8 kg mais leves que as rodas aro 20 do DB11. As rodas são envolvidas por pneus Michelin Pilot 5 desenvolvidos especialmente para o carro, que possuem um poliuretano com canceladores de ruídos que prometem reduzir o ruído dos pneus no interior do carro em 20%.
Interior refeito pela Aston Martin
Enquanto o exterior passa uma sensação de déjà vu, o mesmo não pode ser dito sobre o interior, pois enfim se junta ao século 21. Os motoristas se sentam atrás de uma nova direção e se encontram olhando um moderno painel digital.
No centro, há uma central multimídia de 10,25 polegadas, com direito a Android Auto e Apple CarPlay, conectividade 4G, assistente de voz e suporte para atualizações over the air.
Além das telas, há um console central novo com saídas de ar mais finas. O modelo também tem uma alavanca de câmbio minimalista, novos controles e materiais de qualidade superior.
Um sistema de áudio de 11 alto-falantes vem de série, mas os clientes podem optar por um sistema premium assinado pela Bowers & Wilkins de 15 alto-falantes. No assunto de opcionais, há bancos esportivos Plus Sports e de fibra de carbono, sem contar os acabamentos com esse último material, ou em alumínio e madeira.
Moto V8
Debaixo do capô, há um motor V8 biturbo da Mercedes-AMG. Com 4.0 litros, ele produz 680 cv e 81,5 kgfm de torque. Como comparação, o antigo motor V8 do DB11 produzia 535 cv, enquanto o V12 entregava 630 cv.
O motor está conectado a uma transmissão automática de oito velocidades, que proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, antes de chegar a uma velocidade máxima de 325 km/h.
Além do novo motor, o DB12 roda sobre um chassi revisado que é 7% mais rígido graças às modificações na barra cruzada do motor e para-choques. As melhorias não param por aí, pois o modelo foi equipado com um diferencial limitador eletrônico e suspensão revisada, que possui barras anti-rolagem mais rígidas assim como novos amortecedores adaptativos.
O Aston Martin DB12 será lançado no terceiro trimestre deste ano e espera-se o lançamento do DB12 Volante, a versão conversível, até 2024.
>> Aston Martin se une à Honda para vencer na Fórmula 1
>> 5 carros que o brasileiro (chato) ama criticar, mas que são bons
>> Dieselgate causa prejuízo milionário para Volkswagen e Audi