Boa parte dos produtos da Chery da China estão no mercado brasileiro. Pelo menos, os mais importantes deles. Praticamente toda a linha de utilitários da linha Tiggo e o Arrizo 6, estão na CAOA Chery. Completa a nossa linha o subcompacto elétrico iCar, derivado do eQ1 chinês. Com isso, fica o questionamento: lançamentos globais que ocorrem na China tem carta branca no Brasil?
Não é certo afirmar isso, até porque a própria sino-brasileira nunca tocou no assunto. Um dos últimos lançamentos da Chery na China, o Omoda 5, está de malas prontas para vir ao Brasil. Mas e o novo Arrizo 8? O sedã tem potencial de chegar ao país? Um dos indícios que se pode fazer é que, ao menos, a CAOA Chery estuda a possibilidade. Isso porque ele foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI.
O sedã grande é maior que o Arrizo 6 e colocaria a CAOA Chery num segmento em que nunca esteve em nosso mercado: o dos sedãs grandes. E, vale lembrar, esse segmento anda bem carente de novidades, podendo ser um grande tiro no escuro. Isso porque o segmento vem andando em baixa, principalmente após o fim de linha de Ford Fusion e Volkswagen Passat.
Mas, vendo a receptividade que a empresa tem com utilitários esportivos numa faixa superior de R$ 200 mil, arriscar-se com um sedã não parece um problema. Ok, é injusto fazer a comparação de receptividade entre SUVs e sedãs, ainda mais hoje. Apresentado em julho, o Arrizo 8 mostra por seu design que a aposta é válida. O três-volumes traz linhas modernas e concorreria com os tradicionais Honda Accord e Toyota Camry.
Na dianteira, destaque para os faróis afilados e interligados por meio de um friso cromado, que liga o logotipo iluminado. O sedã ainda tem uma ampla entrada de ar. Visto de lateral, ele traz linhas bem desenhadas e um perfil suave no teto. O contorno cromado dos vidros dá uma elegância, enquanto as rodas trazem um pouco de esportividade ao desenho.
De traseira, o Arrizo 8 tem lanternas que se conectam por meio de uma faixa em LED, com um para-choque que traz duas saídas de escape. Por dentro, a sensação de déjà-vu com o Tiggo 8 fica clara. Há quadro de instrumentos e central multimídia como destaque e bons materiais empregados, pelo menos, no que causam as imagens.
Coração incerto
Na China, ele usa motor 1.6 TGDI de 197 cv e 29,5 kgfm de torque, com câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Aqui, esse motor teria que ser eletrificado para fazer sentido com a nova fase da marca em nosso mercado. Caso fosse lançado em nosso mercado, poderíamos ver o Arrizo 8 chegando importado e com preços na casa dos R$ 250 mil. Vale? E será que vem?
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