Destaque

Nova VW Kombi elétrica anda sozinha e é bem maior que a Velha Senhora

Totalmente elétrica e maior que o modelo original, a ID.Buzz marca o renascimento da clássica Volkswagen Kombi

Kombi elétrica
Volkswagen ID. Buzz [divulgação]

Com estreia marcada para 9 de março, a Volkswagen Kombi retorna ao mercado elétrica. Oficialmente chamada de ID.Buzz, a kombosa do século XXI é maior que o modelo que saiu de linha no Brasil em 2014 e consegue até se mover totalmente sozinha.

A nova ID.Buzz terá 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. Comparando à Kombi original, são 21 cm a mais no comprimento, 26 cm a mais de largura, 9 cm a menos na altura e entre-eixos esticado em 58 cm. Ou seja, a nova Kombi é maior que a Velha Senhora em todos os sentidos, menos na altura.

Enquanto a Velha Senhora compartilhava motor e plataforma com o Fusca, a ID.Buzz terá o mesmo tipo de parentesco com o ID.3, que está em testes no Brasil. Ambos são construídos sobre a plataforma MEB e trazem motor elétrico na traseira de 204 cv e 31,5 kgfm de torque. A bateria é de 77 kWh para ambos.

Kombi elétrica
Volkswagen ID. Buzz [divulgação]
A Volkswagen, porém, não divulgou ainda a autonomia da nova Kombi elétrica. No ID.3 com esse pacote de baterias, o alcance é de 480 km com uma carga. Pelo fato de a ID.Buzz ser maior, mais pesada e menos aerodinâmica, não é difícil arriscar que a autonomia fique em torno de 450 km com carga completa.

Ela terá função de armazenamento de energia excedente de painéis solares domésticos e poderá abastecer a casa em caso de emergência. Além disso, terá sistema Plug & Charge que se conecta automaticamente às diferentes redes de carga na Europa.

Volkswagen ID. Buzz [divulgação]
Volkswagen ID. Buzz [divulgação]
Tal qual sua avó, a nova Kombi elétrica foi pensada tanto para o trabalho quanto para o lazer. Por isso, contará com capacidade de carga de 1.121 litros até o teto na versão com cinco lugares. Ainda não foi informado se ela poderá levar mais gente. Já a ID.Buzz Cargo terá 3,9 m³ de espaço dentro de seu baú.

O grande destaque tecnológico, porém, vai para o Trained Parking. Com ele, a nova Kombi sai e entra de vagas de estacionamento completamente sozinha. Ela controla acelerador, freio, volante e marchas, mesmo sem o motorista no posto de condução. Traz ainda o Travel Assist para condução praticamente autônoma até 130 km/h.

Volkswagen ID. Buzz [divulgação]
Volkswagen ID. Buzz [divulgação]

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>VW diz que Amarok 2023 será uma picape premium e revela detalhes

>>Fusca e Amarok elétricos são cogitados pela Volkswagen