O que talvez foi o carro mais antecipado e aguardado da história da Volkswagen, a ID.Buzz finalmente foi revelada em sua forma final. A Kombi elétrica traz todo o charme da Velha Senhora para o século XXI através de uma minivan totalmente elétrica. Mas a grande pergunta é: será que ela vem para o Brasil?
A Volkswagen estuda trazer a linha ID para o nosso país com o hatch ID.3 e/ou o SUV médio ID.4. Contudo, ambos já têm diversos concorrentes e modelos equivalentes no mercado. Algo como a nova Kombi elétrica? Nem de perto. Por isso, seria uma ótima oportunidade para a Volkswagen em termos de imagem e também de produto.
Maior e mais potente
Construída sobre a plataforma modular elétrica MEB, a ID.Buzz tem 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. Isso faz dela 21 mais longa que a Kombi original, 26 cm mais larga e 9 cm mais baixa. Outra diferença está na capacidade de passageiros, já que o modelo elétrico leva somente até cinco pessoas.
O motor continua na traseira, mas não é mais um boxer do Fusca que poderia ser concertado com um arame e um chiclete. Na realidade, trata-se de um elétrico de saudáveis 204 cv e 31,5 kgfm de torque. Será a Kombi mais potente e rápida de todos os tempos, ainda que a velocidade máxima seja de 145 km/h.
Na versão para cargas, a ID.Buzz poderá carregar até 750 kg em seu baú de 2.025 litros (a versão cinco lugares leva 1.121 litros mesmo sem dobrar os bancos), enquanto a fileira dianteira será convertida de duas poltronas individuais para um banco que carrega até três pessoas, sendo o do motorista individual. A tampa traseira abre estilo porta de celeiro na versão Cargo, enquanto na ID.Buzz de passageiros, ela é aberta para cima.
Nem no sonho da Kombi
Na parte tecnológica, a ID.Buzz terá recursos que a Kombi nunca sonhou na vida. Ela traz sistema de condução semiautônoma com piloto automático adaptativo e mudança de faixa autônoma, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, entre outros aparatos de segurança e conveniência.
Atualizações via internet manterão a nova Kombi elétrica sempre pronta para receber melhorias e até ampliação de sua autonomia. A ID.Buzz ainda terá futuramente uma versão com 300 cv, tração integral e baterias maiores. Kombi GTI? Um dos mais interessantes elementos é o estacionamento autônomo que não precisa nem que o motorista esteja dentro dela, desde que salvo anteriormente.
Sorriso metálico
Visualmente a ID.Buzz mantém o visual pão-de-forma da Kombi original, mas com elementos que remetem diretamente à nova linha ID da marca. A dianteira tem o simpático sorriso da Velha Senhora acompanhado por um friso luminoso que liga os faróis ao logotipo da marca. A entrada de ar inferior no para-choque também forma um sorriso e tem buracos pequenos como no ID.3.
Faróis espichados se mesclam com a linha de cintura, que ajuda a disfarçar o friso de correr da porta. Na traseira, lanternas espichadas e conectadas fazem parte da última moda entre os Volkswagen e são opostas às lentes verticais da Kombi. Contudo, o desenho dos refletores no para-choque remete ao modelo original.
Por dentro ela tem acabamento esmerado, com elementos de cores contrastantes e chamativas. Painel de instrumentos totalmente digital é o mesmo dos outros modelos da linha ID, mas sem a manopla de câmbio conjugada, já que ela migrou para as hastes laterais como os Mercedes-Benz.
>>Fiat Strada vende 30x mais que a Volkswagen Saveiro em fevereiro
>>Volkswagen Virtus 2023 finalmente ganha teto solar e motor 1.5 turbo
>>Fiat Pulse vs. VW Nivus: quem é o rei dos SUVs pequenos? | Comparativo