A categoria de SUVs médios recebeu a terceira geração do Volkswagen Tiguan. Apresentado para o público europeu, o SUV perdeu a variante Allspace recém lançada no Brasil. Em compensação, tem novo visual, opções híbridas de motorização, melhorias no acabamento e outras novidades.
Na dianteira, o Tiguan da terceira geração segue as linhas dos modelos ID da montadora alemã. Então, a grade superior é fechada e a entrada de ar fica localizada no para-choque. O SUV também aderiu a nova plataforma MQB Evo e tem de série tração dianteira e tração integral como opcional.
Em sua versão normal, o Volkswagen Tiguan cresceu e agora mede 4,55 m de comprimento. A largura continua com 1,93 m e a altura aumentou e atingiu 1,64. Seu entre-eixos continua igual com 2,68 m. Por fim, seu porta-malas ganhou mais 33 litros, atingindo a marca de 648 litros. Nada mau para um veículo de pegada mais familiar.
Novo Tiguan tem diversos motores diferentes
As variantes híbridas podem ter 204 cv ou 272 cv e contam com baterias de 19,7 kWh e autonomia de 100 km. O carregador de corrente alternada suporta até 11 kW, mas se for de corrente direta e tiver sistema rápido pode suportar 50 kW. Há ainda o Tiguan em versão híbrida-leve.
Neste caso, o SUV médio é equipado com o motor 1.5 turbo, um gerador e uma bateria de íon-lítio de 48V. Ele oferece o sistema de desativação dos cilindros, assim o motor pode funcionar normalmente com dois pistões. Tem o Tiguan com propulsor 2.0 turbo de 154 cv ou 204 cv. Para quem prefere, o SUV médio tem opção de motor a diesel, o 2.0 turbo de 150 cv ou 193 cv.
Com o intuito de garantir o conforto do motorista, o Volkswagen Tiguan conta com transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e 7 velocidades. A nova geração ainda recebeu o sistema de controle do chassi, amortecedores de duas válvulas com controle adaptativo e freios que atuam especificamente em cada roda.
Volkswagen Tiguan tem novo acabamento
Na parte interna, o acabamento teve melhorias, com adição de novos materiais e arremates. O painel de instrumentos é digital e tem novos grafismos. A central multimídia foi atualizada e oferece mais comodidade aos passageiros. Em segurança, o Tiguan teve melhorias no assistente de estacionamento automático, o qual agora pode ser comandado por aplicativo e estaciona o modelo em vagas paralelas ou perpendiculares.
Como o SUV no mercado europeu perdeu a variante de 7 lugares, essa nova geração cuidará momentaneamente desse espaço, até que a Volkswagen lance um modelo maior. Enquanto isso, os europeus podem comprar o Tiguan a partir de fevereiro, por R$ 190 mil.
Já no Brasil, a situação do Tiguan é diferente. Ele que saiu de linha por aqui em 2021, voltará ainda este ano. Contudo, não se sabe a data correta de lançamento e nem sua motorização. O que se sabe é que ele virá com o visual apresentado no México também em 2021. Ainda não há informações se a terceira geração virá ao Brasil.
O que você achou do novo Volkswagen Tiguan? Será que a terceira geração virá ao país? Conte nos comentários
>>Volkswagen confirma volta do Tiguan Allspace para o Brasil