Mais uma vez o governo da Argentina antecipou antes da hora lançamentos das montadoras. Durante o 14° Coloquio Industrial, realizado em Córdoba, o ministro de produção da Argentina, José de Mendiguren, revelou que a nova geração da Renault Oroch será feita no país. Ela sairá da mesma fábrica que hoje produz Logan, Sandero, Stepway, Alaskan e Kangoo.
Revelado pelo Motor1 Argentina, a declaração do executivo é bem clara sobre o plano da Renault: “ontem estive com Pablo Sibila, presidente da Renault [Argentina], que me contou que estão com um projeto de 300 milhões de euros para fabricação da picape Oroch de meia tonelada”, afrima Mendgiguen.
Vale lembrar que recentemente a Renault introduziu uma reestilização da picape intermediária, mas há tempos circulam informações de que ela se tornará global. Mercados como Austrália e África do Sul já mostraram que a marca francesa tem intenções de tornar a Oroch um produto global e competitivo – algo que o atual modelo nem de longe consegue.
O ministro ainda deu alguns detalhes sobre a nova Renault Oroch: “[A picape] terá um componente de peças nacionais de 35% a 40% e as exportações serão 65% da produção”. Ou seja, fica bem claro que o perfil da fábrica será exportador, com grande foco no mercado brasileiro, que consome bastante esse tipo de picape.
A própria Oroch atual teve um bom crescimento nas vendas por ter ganho câmbio automático e por ter sido transferida da linha de produção de modelos de passeio para a de comerciais da Renault. Mais Oroch são feitas por dia, consequentemente mais unidades são vendidas.
Quando chega?
Vale ressaltar que a estreia da nova geração da Renault Oroch deve ficar para 2025. É nessa data que está programada a abertura de três turnos na fábrica da Santa Isabel da Renault. Ela será a grande responsável por ser esse produto de volume da fábrica, visto que Sandero e Logan deixarão de ser feitos por lá. Kangoo e Alaskan seguem, mas tem vendas baixas.
A data coincide com o fim do ciclo de vida da atual geração. Em 2025, ela terá três anos de estrada, algo que coincide com o tempo de mudança de um carro. Nesse período também, diversos modelos da Renault já terão migrado para a base modular CMF-B, que estreia no novo SUV nacional. O Duster também já deve ganhar uma nova geração nessa época.
ATUALIZAÇÃO (07/10)
Após a publicação da matéria, a Renault do Brasil emitiu o seguinte comunicado: “Em resposta aos recentes comentários feitos pelo Secretario de Produto e Desenvolvimento do Ministério da Economia nacional durante o 14º Colóquio Industrial da UIC sobre investimentos futuros em nosso país, a Renault Argentina informa que o projeto de desenvolver uma nova plataforma de produção em sua fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, não foi aprovado até o momento. Continuamos trabalhando para aprová-lo, através do qual impulsionará seu perfil exportador a partir de 2024, dando continuidade ao plano estratégico da Renaulution que a marca apresentou há dois anos”.
>>Depois da Renault, Toyota fecha fábrica na Rússia
>>Para Dacia (e Renault) consumidor não está nem aí para segurança
>>Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação