Parece que o jogo virou, não é mesmo? A Fiat acaba de lançar a nova geração do Doblò na Europa e ele é exatamente o contrário do que aconteceu no Brasil recentemente. Por aqui a Peugeot pegou a Fiat Fiorino emprestada, trocou a grade e passou a vender como Partner Rapid. Lá na Europa a Fiat que pegou o Partner e agora o vende como Doblò.
Para ser mais específico, a Fiat usa como base o Citroën Berlingo, já que os faróis e para-choque são idênticos aos do primo Citroën. A única alteração fica por conta da grade frontal formada por um filete horizontal que conecta os dois faróis e o logotipo da Fiat na dianteira. Não parece com nenhum outro modelo da Fiat, sinceramente.
Ao contrário do que a Peugeot fez ao colocar grade frontal com seu estilo na sua interpretação da Fiorino no Brasil, a Fiat criou um desenho genérico no novo Doblò no qual qualquer marca da Stellantis conseguiria colocar seu logotipo ali. É notável também que o novo logo está só na dianteira, enquanto rodas, traseira e interior usam o escudo vermelho antigo.
A traseira é igual a todos os modelos da Stellantis feitos a partir de Berlingo e Partner, incluindo Opel Combo e até o forasteiro Toyota ProAce City. Por dentro, chama atenção o volante do Citroën C4 Cactus e o painel de instrumentos digital que estará no novo C3. Todas as peças são de origem PSA, feitas antes do casamento com a FCA para criar a Stellantis.
Coração Peugeot
Como agora todo modelo comercial da Stellantis é vendido na Europa também em versão elétrica, o modelo da Fiat estreou junto do e-Doblò. Ele traz o mesmo motor elétrico do Peugeot e-208, mas recalibrado para 136 cv e 26,5 kgfm de torque. São 280 km de autonomia e velocidade máxima limitada a 130 km/h.
Além disso, a Fiat oferecerá duas versões a combustão com motores da Peugeot. Com diesel, a opção é o 1.5 BlueHDi quatro cilindros de 100 cv ou 130 cv, enquanto com gasolina o 1.2 PureTech três cilindros turbo é a escolha com 110 cv. Todos usam câmbio manual de seis marchas, mas o diesel mais potente tem opção automática de oito marchas.
Não há planos para que a Fiat venda o Doblò 2023 no Brasil. O mercado de vans e furgões compactos no Brasil será suprido por Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid nesse momento. Uma versão Citroën da dupla brasileira não está descartada por enquanto.
>>Partner Rapid não parece, mas é ideia genial da Peugeot | Impressões
>>Fiat Mobi Like e VW Gol MPI são versões mais vendida do Brasil em maio
>>Fiat Pulse e VW T-Cross despencam entre SUVs mais vendidos de maio