Destaque

Nova BMW M3 Touring é o sonho de qualquer fã de peruas

Com mais de 500 cv e aceleração de supercarro, a primeira BMW M3 Touring quer brigar de frente com a já consagrada Audi RS4

BMW M3 Touring [divulgação]
BMW M3 Touring [divulgação]

Pela primeira vez na história, uma BMW M3 Touring vai ser produzida em série pela marca alemã. A BMW aproveitou o festival de Goodwood para revelar a sua perua esportiva que pretende rivalizar com a Audi RS4, que foi uma das pioneiras nesse mercado de carros familiares esportivos.

Para transformar a perua do Série 3 em um esportivo, a montadora alemã usou como inspiração o M3 sedã. Sim, isso significa que a frente dentuça e polêmica também está presente. Na traseira, o destaque vai para o grande difusor com quatro saídas de escapes, além do aerofólio pintado de preto. E assim como no três volumes, a M3 Touring é bem mais bonita vista de traseira, do que de frente.

O que chama a atenção no visual da perua é a largura da carroceria. Por conta do novo eixo traseiro, a perua esportiva da BMW precisou ganhar alguns centímetros e ficou 7,6 cm mais larga que a versão convencional da perua. As rodas traseiras usam aro de 20 polegadas, enquanto que na dianteira são de 19 polegadas.

BMW M3 Touring [divulgação]
BMW M3 Touring [divulgação]

Desempenho da M3 Touring

Como se trata de um esportivo, o desempenho é um dos principais aspectos. E, ao que tudo indica, a perua entrega uma performance digna de supercarro. Seu motor é o 3.0 biturbo de 510 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. O câmbio é o automático de oito marchas e o sistema de tração é integral, o tradicional xDrive da marca.

Esses números fazem a M3 Touring acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Para efeito de comparação, um Ferrari F40, apontado por muitos como o melhor carro da história da marca, atingia os 100 km/h em 4,1 segundos. Por isso que não é nenhum exagero dizer que a perua do M3 tem números dignos de supercarro.

BMW M3 Touring [divulgação]
BMW M3 Touring [divulgação]
Já a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Mas é possível conseguir um pouco mais, caso o comprador opte pelo pacote M Driver. Nesse caso, a máxima é de 280 km/h. Não bate a casa dos 300 km/h, mas não deixa de ser uma bela marca para o carro.

Interior atualizado 

Por sorte, a M3 Touring já recebeu o interior atualizado que estreou recentemente no M3 sedã. Isso significa que a telona que une o painel de instrumentos de 12,3 polegadas com a central multimídia de 14,9 polegadas está presente. O sistema iDrive de última geração também faz parte dos equipamentos da perua.

BMW M3 Touring [divulgação]
BMW M3 Touring [divulgação]
De série, os bancos de couro têm desenho esportivo, mas quem quiser ter uma sensação maior de que está em um carro de competição, pode pedir como opcional os bancos dianteiros feitos em fibra de carbono.

Por enquanto não há previsão para a chegada da M3 Touring ao Brasil. Na Europa, o modelo já está em produção, mas vai demorar um pouquinho para chegar aos consumidores. Afinal, a BMW disse que apenas em novembro a perua esportiva estará disponível para a venda. Mas quem esperou 35 anos para ter uma M3 com esta carroceria, pode esperar mais alguns meses para comprar a sua.

>> BMW Série 1 ganha versão 118i M Sport com Alexa e visual esportivo

>> Novo BMW Série 3 é revelado sem o bocão e com painel de iX

>> Se cuida Volvo XC40: pré-venda do BMW iX3 M Sport sai por R$ 475.950