A Nissan oficializou o início da produção da Frontier reestilizada na Argentina. A aguardada renovação da picape média visa torna-la mais competitiva no mercado e tirar a Frontier da lanterna do segmento. Mudanças na fabricação já haviam sido feitas no ano passado e resultaram em crescimento de 40% nas vendas no Brasil. Mas a Nissan quer mais.
“Estamos promovendo a produção local e criando um ecossistema de oportunidades que vai da base de fornecedores, da fábrica onde a Frontier é produzida até o ponto de venda, e também contribuindo para o nosso objetivo de promover as exportações. Em setembro de 2021, atingimos a marca de 25.000 unidades da Nissan Frontier exportadas para o Brasil desde o início da produção na Argentina e nossas expectativas para este novo modelo são animadoras”, afirma Gonzalo Ibarzabal, presidente da Nissan Argentina.
Com as primeiras unidades já em produção na Argentina, a nova Nissan Frontier 2023 será lançada oficialmente no Brasil em abril. Mas o mais interessante é que o anúncio da marca japonesa continha a foto da versão Pro-4X. Ela é uma variante off-road mais sofisticada que a Attack, exatamente como a nova versão FX4 da Ford Ranger trabalha.
Mudanças de coração
A nova Nissan Frontier 2023 terá mudanças em sua mecânica para atender às normas de emissões de poluentes no Brasil, mas também à Euro 6, segundo a marca japonesa. Por isso, o atual 2.3 quatro cilindros turbo diesel biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm pode ganhar alguns cavalos a mais ou até perde-los, como aconteceu com alguns carros.
A versão de entrada S, vale lembrar, usa o mesmo motor, mas com apenas um turbo. Isso faz com que a potência seja reduzida a 160 cv e o torque caia para 41 kgfm. Nesse caso, o câmbio é manual de seis marchas contra o automático de sete velocidades das versões biturbo. Tração 4×4 é de série em toda as Frontier.
Se a parte mecânica ainda é dúvida, ao menos o visual já é dado como certo. A nova Frontier 2023 terá faróis full-LED com quatro projetores de luz e contorno com o diodo luminoso. Ela será acompanhada de uma nova grade frontal com desenho mais forte e para-choque mais robusto.
Atrás, muda lanterna, que ganha LEDs e tampa da caçamba com nome Frontier diretamente na chapa de metal. A cabine traz como novidade o volante do Kicks e alterações sutis nos materiais. Destaque na versão Pro-4X para a presença de detalhes em laranja e preto no lugar dos cromados: tanto por dentro, quanto por fora.
>>Nissan Qashqai, rival do Compass, ganha versão híbrida que Kicks terá
>>Nova Nissan Frontier 2023 será lançada em abril no Brasil
>>Janeiro: Chevrolet S10 vende menos que Renault Oroch e Nissan Frontier