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Britânica Munro quer ser a Agrale da Escócia com jipe elétrico

Munro estreia na Grã-Bretanha como uma nova marca que fisgar consumidores que não abrem mão do fora-de-estrada sem emitir poluentes

Munro MK_1 [divulgação]
Munro MK_1 [divulgação]

A Munro pode soar para muitos como uma marca totalmente desconhecida. E com razão, visto que este é o seu primeiro produto. O Munro MK_1 é um jipe com um estilo bem parrudo e de linhas que não encantam. Mas sua utilidade e capacidade que o diferenciam de uma série de veículos. Voltado ao mundo off-road, ele inova por ser puramente elétrico.

Aliando o estilo de um carro que claramente se faz passar por um veículo a gasolina ou diesel, o MK_1 é a prova que pode ser robusto e sustentável ao mesmo tempo. Ele é equipado com um motor elétrico de 299 cv ou 381 cv, esse último com 71,4 kgfm de torque. O único porém é que ele vem apenas com tração única, com um motor instalado ao centro do jipe.

O motor ao centro ajuda na melhor distribuição de peso do MK_1. Apesar de não ter tração integral, com um motor para cada eixo, ele possui uma distribuição ideal de torque. O motor do jipe ainda é um motor axial, eliminando a necessidade de acionamento de redução. Isso indica que ele pode recuperar melhor a energia regenerativa dos freios, por exemplo.

Munro MK_1 [divulgação]
Munro MK_1 [divulgação]
Apesar disso, ele traz um desempenho muito bom. A aceleração de 0 a 100 km/h é em 4,9 segundos e chega aos 129 km/h de máxima. O jipe também é equipado com um pacote de baterias de 61 kWh ou 82 kWh, com até 306 km de autonomia. A bateria pode recuperar boa parte da sua capacidade em apenas 30 minutos, em uma estação de recarga rápida. Entre suas capacidades, a marca confirma que ele pode passar por áreas de 48 centímetros de profundidade.

A Munro ainda confirma que ele pode carregar 3.500 kg em reboque. Bem simples, o design do MK_1 lembra qualquer outro jipe de uma marca novata. Linhas retas e simples compõe boa parte do seu design. Se não fosse a tela no quadro de instrumentos, ele poderia facilmente ser confundido com um carro do século passado. Ele começa a ser vendido primeiro na Escócia, por 49.995 libras esterlinas, o equivalente a R$ 317.500. E aí, valeria a pena se fosse vendido aqui?

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