Destaque

Mitsubishi planeja mais um Pajero: é a volta do TR4?

SUVs estão na moda e família Pajero pode voltar a ter dois membros com o nome Pajero, que hoje só tem o Sport

Mitsubishi Pajero TR4 [divulgação]
Mitsubishi Pajero TR4 [divulgação]

Desde que o Pajero Full morreu, a Mitsubishi passou a ter globalmente somente um modelo na família de SUVs parrudos: o Sport derivado da picape L200. Contudo, a marca japonesa tem nos planos um novo modelo de porte mais compacto, mas ainda assim bastante valente. Seria o retorno do icônico Mitsubishi Pajero TR4?

Na realidade, não. A Mitsubishi na verdade quer algo ainda menor que o TR4, por isso planeja o retorno do modelo Mini. No auge dos anos 1990 e início dos 2000, a família Pajero tinha quatro SUVs: o grandalhão Full, o Sport sempre derivado da picape L200, o TR4 (iO em outros mercados) e o Mini.

Com porte de kei-car, o Pajero Mini foi o único concorrente de verdade que o Suzuki Jimny já teve em capacidade off-road e formato. O retorno do modelo foi descoberto pelo site japonês Best Cars e que revela que um derivado Nissan pode até surgir. A ideia é usar a mesma fábrica que hoje faz o Nissan Dayz e o Mitsubishi eK.

Mitsubishi Pajero Mini [divulgação]
Mitsubishi Pajero Mini [divulgação]
Tal qual o modelo original, que usava plataforma do kei-car Minica, o novo Pajero Mini deve compartilhar com o Mitsubishi eK e com o Nissan Dayz, mas com sistema de tração nas quatro rodas e suspensão bem mais robusta e complexa. Um derivado da Nissan pode surgir no processo para dividir custos.

Mini grande?

A dúvida que resta é se a Mitsubishi fará como a Suzuki e disponibilizará uma versão internacional do futuro Pajero Mini. Lá no Japão, os kei-cars tem limitação de motor de até 0.6 e medidas bastante específicas. Por isso, o Suzuki Jimny tem uma variante japonesa com motor pequeno e para-lamas encolhidos.

Mitsubishi Pajero Mini [divulgação]
Mitsubishi Pajero Mini [divulgação]
Internacionalmente, como não há essas restrições, ele usa motores maiores e tem para-lamas mais largos para acomodar pneus parrudos para o off-road. A princípio o Mitsubishi Pajero Mini será apenas um kei-car, mas não custa sonhar com uma variante internacional para tomar o lugar que o Pajero TR4 deixou aberto – ainda que o Mini seja menor.

>>Nova geração do Mitsubishi ASX terá motor de Renault Duster

>>Mitsubishi L200 Triton Sport não merece estar onde está | Avaliação

>>Mitsubishi Eclipse Cross 2023 busca um lugar ao luar | Impressões