Estamos vivendo uma nova fase de revolução do segmento de caminhonetes médias tal qual aconteceu quando a Toyota Hilux redefiniu o segmento em 2005. Após a chegada da nova Ford Ranger, que estabeleceu um patamar mais alto para a categoria, a Mitsubishi L200 Triton ganhou uma nova geração totalmente repaginada e bem mais potente.
Diferentemente de antes, a caminhonete média da Mitsubishi passa a se chamar somente L200 ou somente Triton. A combinação dos dois nomes, como é feita hoje no Brasil, deixa de existir em favor da nomenclatura que se tornou mais popular onde ela é vendida. Essa alteração poderá ser feita também no nosso mercado.
Reforços parrudos
Estruturalmente, a nova L200 Triton foi totalmente modificada. A Mitsubishi desenvolveu um novo chassi com 40% a mais rígido e melhora de 60% na rigidez torsional. Mesmo com esses reforços, ela está mais leve por conta do uso de aços de ultra-alta resistência, que são mais leves, mas mais robustos.
A marca também ressaltou que a suspensão é totalmente nova, com foco na melhoria da dirigibilidade em asfalto e na redução do chato pula pula das picapes médias. Segundo a marca, a nova Triton é “o primeiro carro global da nossa nova estratégia de crescimento”. A ser vendida em mais de 100 países, a L200 é o produto mais importante da Mitsubishi hoje.
Três sabores do 2.4
Por conta disso, ela finalmente entrou na regra dos 200 cv na categoria de picapes médias. Seu motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel passou por melhorias e agora tem uma turbina de geometria variável e três diferentes níveis de torque e potência. Ainda não se sabe qual deles será usado no Brasil quando ela vier, mas a aposta é no mais potente.
As versões de entrada entregam fracos 150 cv e 33,6 kgfm de torque. Já no patamar intermediário, a cavalaria sobe para 184 cv e 43,9 kgfm. Mas a estrela da gama é o acerto de 204 cv e 47,9 kgfm. Vale lembrar que hoje esse mesmo 2.4 quatro cilindros turbo é ajustado para 190 cv e 43,9 kgfm no Brasil.
A transmissão segue a automática de seis marchas ou manual de seis marchas, a depender da versão. Além disso, ela conta com tração 4×4 Easy Select ou Super Select II. Na última há diferencial com deslizamento limitado e diferencial central blocante. Além disso, conta com modos de condução Normal, Eco, Cascalho, Lama, Areia e Pedra.
Na parte tecnológica, a nova Mitsubishi L200 Triton 2024 recebeu sistema ADAS melhorado. Assim, passa a contar com piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado e controle de tração e estabilidade ativo.
Evolução, não revolução
Na parte visual, a Mitsubishi L200 Triton 2024 pode ser vista como uma evolução da geração anterior. Ela traz frente bem quadrada e parruda, com parte superior de LED com três L luminosos, enquanto o bloco principal fica logo abaixo. A grade frontal quadrada recebe cor da carroceria, enquanto os frisos laterais podem ser cromados ou pretos.
Na lateral, vemos capô bem marcado, caixas de roda salientes e linhas bem marcadas, especialmente nas portas. Já a traseira, quando vista totalmente chapada, tem lanternas muito semelhantes às da Toyota Hilux. Contudo, o formato mais quadrado e com prolongamento na parte inferior tira essa impressão ao ser olhada de lado.
A tampa tem maçaneta grade com desenho quase idêntico ao do modelo atual. Já o para-choque, totalmente novo, apresenta degrau na parte inferior que ajuda a entrar na caçamba. Na Ásia, foi mostrada a versão aventureira Athlete com detalhes em preto brilhante e santantônio plástico.
Novo nível
Se por fora a mudança visual parece uma evolução, por dentro é uma revolução. A cabine recebeu visual muito mais moderno e acabamento substancialmente melhorado. As portas agora contam com revestimento macio até a parte superior, como na Ford Ranger. Há ainda couro com costuras em alguns pontos do painel.
Com console central alto, o visual ficou mais sofisticado e moderno. A central multimídia flutuante marca o visual, assim como os comandos físicos separados para o ar-condicionado. Diferentemente da Ford Ranger, a nova L200 Triton não terá painel de instrumentos totalmente digital. Além disso, o botão de partida ficou na parte baixa do console – algo pouco ergonômico.
Preços e data de lançamento no Brasil ainda não foram divulgados. Mas você acha que quando a nova Mitsubishi L200 Triton chegar ao nosso país fará sucesso? Conte nos comentários.
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