Em um anúncio surpreendente e misterioso, a Volvo apresentou os traços da sua primeira minivan, a EM90, rival elétrica da Kia Carnival. Agora, imagens reais do modelo vieram à tona. O que aconteceu foi que o modelo teve seu selo de aprovação da sua homologação e as imagens foram publicadas no site do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês.
O que mais chama anteção na EM90 é que ela é só uma versão modificada da Zeekr 009. Mas, para ficar com a cara dos demais modelos da Volvo, a minivan 100% elétrica ganhou modificações na dianteira e na traseira. O que mais difere entre as minivans é que até o momento o modelo sueco tem um motor eletrificado e a 009 tem dois propulsores.
Na dianteira da Volvo EM90, os faróis seguem o estilo da fabricante sueca e a grade está acoplada com o para-choque. Aliás, ela possui diversas pequenas aberturas, as quais devem acender. Na traseira, as lanternas da minivan sueca possuem um desenho diferente. Contudo, de resto há muitas semelhanças, até no espaço onde tem a câmera. A EM90 se diferencia das suas rivais Lexus LM e Buick GL8, por ser um modelo de grande porte 100% elétrico.
Volvo EM90 chega só em novembro
A minivan sueca contará com um motor de 200 kW, instalado no eixo traseiro e que rende 268 cv. Por sua vez, a Zeekr 009 tem dois propulsores, tração integral e 536 cv. Ela tem dois tipos de bateria diferentes, uma de 140 kWh e autonomia de 822 km ou uma mais comedida, com 116 kWh e 702 km, todas medidas pelo ciclo CLTC. O modelo da Volvo ainda não tem esses detalhes revelados.
No quesito tamanho, a Volvo EM90 mede 5,20 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,85 m de altura e entre-eixos de 3,20 m. Ela terá rodas de 19 ou 20 polegadas. Ainda não existe informações concretas se a EM90 também terá uma versão luxuosa com disposição apenas para dois lugares traseiros, como é o caso da Zeekr 009 e suas rivais. Sua data de apresentação está marcada para 12 de novembro, quando começarão suas encomendas na China.
O que você achou da EM90? Será que ela virá ao Brasil? Conte nos comentários
>>GM vai atrás do BYD Seal com novo Starlight