Enquanto Fiat, Peugeot e Citroën já se misturaram por conta da Stellantis, o primeiro produto da Jeep com alma francesa ainda está em desenvolvimento. Sem nome definitivo, o apelidado mini Renegade será o primeiro produto da marca americana a usar plataforma da Peugeot. Mas ele irá além com motores da marca francesa.
Um flagra publicado pelo Motor1 na Europa mostra imagens indiscretas do interior do mini Renegade. O que mais chama atenção é o fato de que ele contava com transmissão manual e pedal de embreagem. Ironicamente ou não, a manopla de câmbio é exatamente a mesma bola metálica usada pelo Renegade 1.8 manual brasileiro em um passado um tanto distante.
Ou seja, com isso cai por terra a teoria de que o mini Renegade seria vendido somente com motorização elétrica. Faz sentido que ele tenha opções a combustão também pois ele usará a plataforma CMP do Peugeot 208 e do Opel Corsa. Ambos trazem versões elétricas e a combustão convivendo harmonicamente.
Para a Europa, o Jeep será vendido com motor 1.2 PureTech, possivelmente somente nas variantes turbo de 110 cv e 130 cv. Visto que a Jeep tem um posicionamento mais gourmet, quase premium, além de se tratar de um SUV. Duas características que fariam com que as variantes aspiradas com menos de 100 cv sejam inapropriadas para ele.
Haverá também opções diesel 1.5 quatro cilindros turbo. A dúvida fica por conta da presença ou não de versões 4×4. A plataforma CMP hoje não conta com nenhum modelo com tração nas quatro rodas, nem mesmo em variante elétrica ou híbrida. Por isso, corre o risco de o mini Renegade ter apenas tração dianteira e jamais contar com versão Trailhawk.
Mini Renegade no Brasil?
Para o Brasil, o modelo ainda é dúvida por dois motivos. Na Europa a Fiat não tem um SUV abaixo do 500X, primo do Renegade, enquanto por aqui temos o Pulse posicionado exatamente abaixo do modelo de entrada da Jeep. Oferecer um Jeep no preço do Fiat Pulse poderia prejudicar muito o SUV italiano.
Ainda que a Fiat oferecerá o Fastback na faixa de preço do Renegade, os modelos tem posicionamento bem diferente. Um é um SUV cupê totalmente urbano, outro tem versões 4×4 e vocação off-road de verdade. Mas como Jeep e Fiat são vistas de maneiras bem diferentes no Brasil, há espaço para convivência entre eles.
Caso ele seja oferecido de fato aqui no Brasil, o mini Renegade deve repetir a gama de motores do Fiat Fastaback. Assim, as versões de entrada podem usar o 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque do Pulse, enquanto as mais caras vão com o 1.3 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque que estão em Renegade, Compass e Commander.
O motor 1.3 exigiria retrabalho da plataforma por ser quatro cilindros, algo que a base CMP não aceita bem. Tanto que o Peugeot 208 argentino e o Citroën C3 brasileiro passaram por adaptações para receber o 1.6 quatro cilindros aspirado do lado PSA da Stellantis. Ao contrário da Europa, porém, não deve haver versão manual para o Brasil.
Interior com toque de Peugeot
Por falar em lado PSA, o flagra revela que o layout interno é muito parecido com o do Peugeot 208, mas com alguns toques de Honda Civic. Os botões do comando do ar-condicionado e da central multimídia estão em uma sessão horizontal na parte baixa do painel. A tela é pendurada e bem alta, enquanto o botão de partida fica inclinado: tudo exatamente na mesma posição do Peugeot.
Ao contrário do primo, porém, não há painel de instrumentos acima do volante. No mini Renegade o layout é padrão, mas o volante é mais parecido com o do Wrangler e da Gladiator do que com o do SUV compacto brasileiro. Há freio de estacionamento eletrônico. Mas o destaque fica com as saídas de ar a lá Honda Civic todas integradas e paralelas a um grande vão que serve de porta-objetos.
>>Renegade chega à linha 2023, mas Jeep esquece versão Limited
>>Jeep lança série especial de 5 anos de lançamento do Compass
>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação