De uns tempos para cá, os carros elétricos com proposta off-road ou de potência alta tem recebido um curioso modo. Chamado lá fora de curva de tanque e apelidado aqui no Brasil de modo “pião da casa própria”, A tecnologia consiste em fazer o carro girar no próprio eixo e esse será um dos grandes atrativos do Mercedes-Benz EQG, vulgo Classe G elétrico.
Apresentado durante a CES, mais especificamente no meio da Las Vegas Strip, um quarteto de Mercedes-Benz EQG se apresentou perante a um grande público usando o modo “pião da casa própria”. Na apresentação, os quatro SUVs pararam no meio da avenida e ficaram girando no próprio eixo, sendo possível fazer uma volta 360°.
Isso só é possível porque o modelo conta com quatro motores elétricos, um em cada roda. Assim, cada motor faz com que as rodas girem em direções diferentes, permitindo que o Classe G elétrico fique rodando no mesmo lugar. Esse item, em geral, é usado somente em terra, mas a Mercedes provou que é possível fazer o truque no asfalto.
Um ponto curioso do modelo é que alguns dos EQG presentes na demonstração contavam com estepe pendurado na traseira, enquanto outros não. No Mercedes-Benz Classe G, não há essa opção, sendo mandatória a presença da roda sobressalente na tampa do porta-malas. Talvez essa seja uma opção exclusiva para o modelo elétrico.
Detalhes sobre o novo SUV ainda não foram revelados, mas é esperado que ele tenha mais de 600 cv e baterias de ion-lítio com silicone, que proverão autonomia próxima a 500 km. Considerando que o Classe G tem a mesma aerodinâmica de um tijolo e peso de um prédio, é uma autonomia impressionante.
Você usaria o modo pião da casa própria em um carro? Ou não vê utilidade nisso? Conte nos comentários.
>>Novo GWM Tank 700 é um Classe G híbrido chinês
>>Mercedes-Benz G63 AMG: o doce monstro gigante | Avaliação
>>Audi Q9 virá em breve para incomodar Mercedes-Benz GLS